MasterCard avança em mobile payment

0
10




A MasterCard Worldwide anunciou mais um avanço na tecnologia que disponibiliza pagamentos sem contato para o público em geral. Em parceria com a Nokia e a 7-Eleven, a empresa está implementando testes com consumidores na cidade de Dallas, Texas, com celulares incorporando a tecnologia Near Field Communications (NFC) e o sistema PayPass – alternativa para compras de baixo valor.

Participantes do programa sem fio 7-Eleven Speak Out estão recebendo celulares Nokia 3220 com a tecnologia NFC junto com instruções para habilitar a função de pagamento MasterCard PayPass por meio da nova solução para gestão de chip desenvolvida pela Giesecke & Devrient (G&D). Após seguir esses passos simples, os participantes poderão utilizar os celulares para efetuar compras em qualquer dos 32 mil estabelecimentos comeciais de todo o mundo que aceitam a MasterCard PayPass. O piloto deve ser concluído dentro de seis meses. “Nos anos 90, a MasterCard já reconheceu a oportunidade global do comércio móvel. Mas a tecnologia era limitada pela falta de escalabilidade. Agora o consumidor, seguindo apenas alguns passos muito simples, pode converter seu celular num terminal de pagamento PayPass”, explica Richard Fletcher, chefe do grupo de Móvel Sem Fio da MasterCard Worldwide.

“O comércio móvel tradicionalmente deixou de avançar por motivos tecnológicos e comerciais, quando o celular era mais inconveniente na hora de efetuar uma compra, comparado com o pagamento em dinheiro”, explicou Dan Schatt, analista sênior da Celent Communications. “Essa última iniciativa da MasterCard, que incorpora a personalização sem fio, acabou de mudar esse cenário, facilitando muito a interação do consumidor na hora de converter seu celular numa carteira eletrônica. Experiências em outros países já mostraram o imenso valor do comércio móvel sem contato, e essa iniciativa deve mudar muito o conceito de pagamentos por bens e serviços nos EUA em breve.”