Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil

Mastercard habilita primeiras operações de Click to Pay no Brasil

Tecnologia de pagamento reduz o número de senhas e etapas necessárias em compras on-line, integrando padrões internacionais de segurança

A Mastercard anunciou a disponibilidade de sua operação de Click to Pay no Brasil, uma nova opção de pagamento digital para o e-commerce, recém divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços (Abecs). O Brasil se junta a mais de 35 países onde a tecnologia está disponível, incluindo México, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e os Emirados Árabes Unidos.

“O Click to Pay oferece mais segurança, graças à tecnologia de tokenização, e simplicidade ao dia a dia, uma vez que o consumidor só precisa cadastrar seu cartão de crédito ou débito uma única vez, sem a necessidade de abrir apps, realizar leituras de QR code ou copiar números de códigos para realizar um pagamento nas próximas compras, reunindo um ‘perfil único’ em vários dispositivos, navegadores e comerciantes diferentes. Ao mesmo tempo, são mantidos todos os benefícios únicos dos cartões, como a possibilidade de contestação e estorno (chargeback), acúmulo de pontos em programas de fidelidade e o parcelamento”, explicou Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil.

De acordo com o executivo, “o aumento da utilização de ferramentas digitais nos serviços financeiros está nos levando para uma jornada de compras democratizada, onde os consumidores e as empresas desejam ter mais opções, liberdade e agilidade para pagar e receber. O Click to Pay é uma iniciativa de toda indústria de meios de pagamentos, liderada pela Abecs, que atua para aumentar a segurança e simplificar a experiência de compra”.

Expertise global

Segundo dados da Mastercard, as transações globais com Click to Pay cresceram mais de 60% em 2023, em comparação com o ano anterior. “Entramos neste projeto colocando à disposição a expertise global da Mastercard, que já opera com essa tecnologia em mais de 35 países, suportado por mais de 50 parceiros de aceitação”, conclui Tangioni.

Para ter acesso ao Click to Pay, o consumidor precisa criar um perfil, registrando o seu e-mail, número de telefone e as informações do cartão selecionado. Este cadastro pode ser feito diretamente no checkout de uma compra, pelo app do banco ou pelo Mastercard Click to Pay. Os emissores também podem atuar ativamente para aumentar a usabilidade de Click to Pay pelos seus portadores através do Push Massivo, que é o envio de forma automatizada e amigável de dados cadastrais de seus clientes para o Click to Pay.

Segundo Tangioni, “uma vez cadastrado, o usuário terá suas credenciais protegidas em um ambiente seguro e uma experiência mais fluida no checkout. Dados da Mastercard indicam que 86% dos consumidores na América Latina abandonam seus carrinhos na hora do pagamento, sendo que 27% abandonam devido à complexidade do checkout. Com o Click to Pay, o tempo de checkout é reduzido em cerca de 50% de acordo com os nossos parceiros”.

Aumento de receitas 

O Click to Pay também aumenta as taxas de autorização para os comerciantes (em até 5% de acordo com estimativas recentes da América Latina e Caribe), o que, por sua vez, aumenta as receitas. Uma maior adoção pelos comerciantes irá, naturalmente, estimular mais consumidores a adotar esta tecnologia em seu dia a dia. “Com a chegada do Click to Pay, há um aumento importante nas taxas de aprovação dos bancos por meio da tokenização, e na redução de fraudes, o que proporcionará mais confiança aos consumidores e simplificará a operação do varejo, uma vez que em casos de fraude, 82% dos varejistas da América Latina ainda fazem revisões manuais das transações”, concluiu o presidente, informando que, para testar a nova opção de pagamento digital no mercado brasileiro, a Mastercard realizou parcerias com a Pague Menos e a Sympla, que, por sua vez, oferece descontos a partir de 15% em ingressos de eventos selecionados.

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