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Middle marketing surge como solução para PMEs


Pouca estrutura orçamentária e falta de pessoal especializado estão entre os motivos que inibem o desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing por parte das pequenas e médias empresas (PMEs). Para coibir a escassez de um planejamento em marketing surge um conceito que promete solucionar o problema. O middle marketing consiste em levar a estrutura de um departamento de marketing para dentro de empresas com verbas reduzidas, por meio de estratégias, ações e orçamentos customizados com a realidade e o mercado de cada cliente.

Segundo Marcia Machado, executiva da MMC (Mídia Marketing Comunicação) – empresa com expertise em comunicação organizacional e marketing de relacionamento, as PMEs têm necessidades de marketing e comunicação muito específicas, essencial para a sobrevivência. “Por meio do middle marketing oferecemos todo o suporte de comunicação e marketing com o objetivo de incluir as empresas no contexto exigido pelo mercado”, afirma a especialista.

Segundo Marcia, o consumidor exige cada vez mais das pequenas e médias, o desenvolvimento de ações de responsabilidade social e cultural e, muitas vezes falta a essas organizações, os recursos para o desenvolvimento desses projetos. “O trabalho do middle marketing é facilitar o caminho e tornar isso viável”, conclui. A consultora enfatiza ainda que esse mercado de PMEs não é priorizado pelas agências líderes de mercado, e que as agências de middle marketing aparecem como uma opção além de viável, eficaz.

Caso de sucesso – Há mais de dez anos no mercado, o escritório de advocacia Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão – Advogados Associados, é um dos exemplos de como o conceito de Middle Marketing pode ser benéfico para a empresa. As ações realizadas no escritório ajudaram a fortalecer a imagem institucional e a identidade visual. Além do manual de identidade padrão para a marca e as aplicações, a empresa investiu em papelaria, material de prospecção, mala direta, portfólio e site institucional. A empresa ainda terceirizou serviços de callcenter para agendamento de reuniões com prospects.

“O orçamento de pequenas e médias empresas muitas vezes não permite o desenvolvimento de ações básicas, porém importantes para uma instituição. O conceito pode viabilizar essas ações levando em conta as diretrizes dadas pelo cliente”, afirma Marcia Machado. Segundo o advogado e sócio do escritório, Luís Alfredo Monteiro Galvão, a tendência foi sugerida pela necessidade de expansão e na captação de novos clientes. “Um ponto importante a ser ressaltado é que o custo estava dentro da nossa programação e dos parâmetros sugeridos para o investimento”, afirma Galvão.

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