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Thomas Endler, head comercial da marca no Brasil

Muni aposta em nova identidade visual como estratégia de aproximação

Com rebranding, startup visa aumentar sua penetração  através de maior envolvimento entre líderes comunitários e compradores

A Muni, startup especializada em social commerce nas comunidades, anunciou a criação de uma nova identidade visual que aposta na atuação inclusiva dos seus líderes comunitários. Através do slogan “Priorizando a coMUNIdade e os valores da marca”, a empresa, segundo Thomas Endler, head comercial da marca no Brasil, “com a missão de alavancar o social commerce no Brasil por meio de um negócio sustentável, tem colocado em prática estratégias que visam uma aproximação cada vez maior dos usuários da sua plataforma”. 

De acordo com o executivo, denominados “Líder Muni”, esses agentes comunitários levam até os compradores uma oportunidade de adquirirem alimentos, mantimentos, produtos de higiene, entre outros itens, de forma simples e acessível. “Uma grande parte desse público pertence às classes C e D, portanto possuem acesso restrito ao mundo digital ou até mesmo são desbancarizados. Por isso, o objetivo da Muni também é trazer preços menores em relação aos praticados pelas grandes redes, com entregas realizadas em até 24 horas”.

O rebranding da companhia, esclareceu Thomas, não está relacionado a uma reestruturação interna, mas direcionado a intensificar essa lógica de atuação, que foi estabelecida há dois anos, no lançamento da marca. “A América Latina possui diferentes realidades e precisamos estar atentos a todas elas. Por isso, a nossa nova identidade visual tem como objetivo aumentar o senso comunitário, em que líderes e compradores caminham lado a lado, sem distinção”.

Com preços mais baixos e um atendimento que considera diferenciado em relação aos supermercados convencionais, a startup já conta com mais de 15 mil consultores, que estão espalhados no Brasil, Colômbia e México. Desde o início das suas atividades, a empresa já beneficiou milhares de pessoas na América Latina. No território nacional, a Muni está presente na Grande São Paulo, Região Metropolitana de Campinas, além das cidades de Jundiaí e Várzea Paulista.

“Pela primeira vez, uma marca latino americana une conceitos que quase nunca são vistos funcionando juntos: tecnologia e comunidade. Através da figura do líder Muni, uma rede de pessoas é construída, gerando renda extra para quem se torna um consultor e economia e conforto para quem compra”, explica Maria Echeverri, CEO e fundadora da Muni.

Expectativas para os próximos anos 

O head comercial lembra que, segundo o levantamento CAGR – Compound Annual Growth Rate, o social commerce no Brasil deve registrar um crescimento anual de 40% até 2028. Dentro desse contexto, a startup quer utilizar a sua nova identidade visual para aumentar a sua comunidade em outros locais do país e se aproximar ainda mais das classes C e D. 

Para os próximos anos, a empresa visa reforçar sua atuação em mais cidades do interior paulista e também estuda ampliar sua expansão para outras regiões. “Queremos mudar a realidade da economia digital dos países em que atuamos, transformando o e-commerce em uma ferramenta mais inclusiva e acessível a todas as parcelas da população. No caso do Brasil, já conseguimos e vamos continuar a gerar mais postos de trabalho e impactar positivamente a vida de milhões de famílias economicamente desfavorecidas”, finaliza Endler.

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