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Natura &Co democratiza acesso a e-commerce

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Alexis Rockenbach, CEO da Compass

Sites do grupo ficaram mais leves, facilitando o acesso em qualquer lugar do país e a partir de qualquer aparelho

O grupo Natura &Co, composto pelas marcas Natura, Avon, The Body Shop e Aesop, potencializou sua estratégia de expansão ao desenvolver nova experiência de e-commerce nos sites das quatro marcas. A iniciativa contou com apoio da Compass, empresa global de transformação digital. Agora, os consumidores podem navegar em sites mais leves, com carregamento até dez vezes mais veloz, mesmo experimentando conexões mais lentas e a partir de aparelhos menos potentes.

A nova interface dos websites, já disponível para os consumidores, foi pensada para facilitar o acesso de clientes, consultoras e representantes ao catálogo de produtos, levando em consideração a penetração das marcas em todas as regiões do Brasil. Além disso, a nova estrutura virtual equilibra a oferta de mercadorias e conteúdo, entregando informação e sugestões de compra de maneira mais intuitiva e fluida.

“Além de beneficiar o consumidor brasileiro, a Compass criou um código único e modular que permite a Natura &Co América Latina acrescentar e replicar novas funcionalidades e conteúdos com mais rapidez, mantendo a coerência da marca e a acessibilidade dos serviços. A partir de agora, as marcas do grupo poderão replicar funções desenvolvidas no Brasil em outros países, além de lançar um novo site em menos tempo”, explicou Alexis Rockenbach, CEO da Compass.

Tecnologia de ponta
Usando a nuvem da AWS e o motor de e-commerce da Salesforce, a Compass reestruturou a arquitetura e o front end que dá suporte aos e-commerces das quatro marcas do grupo no Brasil e na América Latina, criando um código único baseado nas tecnologias React e SPA. O desenvolvimento foi baseado em conceitos de clean code, arquitetura modular e desacoplada de software, e empregando a metodologia Lean de gestão de projetos para garantir a agilidade da execução.

A nova estrutura modular permite a inclusão de novas funcionalidades de maneira mais rápida, que pode ser replicada em qualquer país. O projeto foi concebido de maneira mobile-first, priorizando o acesso via smartphones, em linha com a realidade brasileira. Para impactar o menor número possível de usuários durante a liberação, a nova arquitetura foi implementada de maneira gradual para mitigar riscos e testar recursos.

Internacionalização e resultados
“A reformulação foi uma das iniciativas que contribuíram para que a empresa registrasse um aumento de 218% no número de páginas visitadas e 40% na redução do índice de rejeição durante a navegação. Natura &Co tem como premissa oferecer o melhor para seus clientes, com sustentabilidade e inovação. A Compass está em linha com esse propósito, tem conhecimento do nosso contexto e grande facilidade de assimilar o que precisa ser resolvido”, comentou Rodolpho Freire, gerente de engenharia de produtos digitais em Natura &Co América Latina.

De acordo com o executivo, a implementação da nova estrutura já está completa para toda América Latina e Brasil, com expansões previstas para outras regiões em 2022. “Com um time de profissionais capacitados, empregando os princípios de agilidade e buscando o que há de mais novo no mercado de tecnologia, a empresa criou uma aplicação expansível e performática, que colabora com a estratégia do grupo de estar presente em vários países”.

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