NEC do Brasil atualiza equipamentos

0
6

Presente no mercado nacional desde 1968, a NEC do Brasil transferiu-se, em 2004, de sua antiga fábrica, em Guarulhos, para um moderno conjunto de dois andares na Avenida Paulista. Nesse momento, ao perceber a necessidade de rever os seus processos de produção interna de documentos, a empresa assinou contrato de outsourcing com a Ricoh/Simpress. O diretor de Controle e Finanças da NEC do Brasil, Hiromi Furumoto, explica que os equipamentos de produção de documentos legados de Guarulhos estavam ultrapassados, tinham custos elevados e não se adaptavam à nova estrutura da empresa.
“A principal requisição da NEC do Brasil era criar uma estrutura ágil, que gerasse maior produtividade, com menores custos e qualidade compatível às suas novas necessidades”, explica Vittorio Danesi, diretor superintendente da Simpress, distribuidora oficial da Ricoh no Brasil.
Da escolha da Ricoh/Simpress passaram-se 15 dias até a efetiva implantação do projeto, que tem no “lay-out inteligente” e na equipe interna de monitoramento e gestão de equipamentos, os seus pontos mais fortes. Os antigos e numerosos equipamentos deram lugar a uma estrutura enxuta, composta por 4 impressoras e 4 multifuncionais black-to-color, que reúnem em um único equipamento, impressão a cores e preto e branco, com custos contabilizados em separado e compatíveis com a opção escolhida (cor ou preto e branco), o que possibilita melhor controle e, conseqüentemente, maior redução dos custos.
Conectados à rede da NEC os equipamentos foram estrategicamente posicionados de forma a atender, cada um deles, no máximo 50 usuários. Esse deslocamento é necessário principalmente nos casos de “impressão segura”. Nessa funcionalidade, o usuário manda seu arquivo para o e o mesmo só é liberado para impressão pelo próprio usuário, no equipamento, por meio de senha. Além da sede da NEC do Brasil, a Ricoh/Simpress também é responsável pelo Press Center, que suporta a produção de alto volume e está localizado em outra unidade da NEC. Toda a gestão é feita pelo SmartNetMonitor, sistema de monitoramento da Ricoh.