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Ninguém segura o consumidor


O ciclo de palestras do Proxxima 2007 – Encontro Internacional de Comunicação Digital encerrou a primeira edição e cerca de 700 pessoas participaram dos dois dias de evento. Convidados internacionais como Drew Schutte, Nigel Morris e TS Kelly colocaram em pauta assuntos como a importância do público na criação de conteúdo, o novo arsenal de ferramentas disponíveis e a necessidade de se dedicar atenção, verbas maiores e criatividade à mídia digital.

Drew Schutte, editor-chefe da revista norte-americana Wired, abriu o evento. Schutte disse que a participação do público na produção de conteúdo para a web ganhou grande importância. Hoje, o consumidor é também mídia e as marcas não conseguem mais controlar sua divulgação. Ainda no primeiro dia de palestras, TS Kelly, vice-presidente, diretor de pesquisa e insight da Media Contacts Global, falou sobre a importância da Internet e a explosão de páginas pessoais. Concluiu que a meio digital não pode mais ser chamado de mídia acessória, pois possui índices que mostram sua relevância em comparação com jornais, revistas e televisão.

No segundo dia de debates Nigel Morris, CEO da Isobar Global, enfatizou que as marcas devem abrir as portas para a influência dos consumidores e que essa é a única atitude a ser tomada. “As marcas precisam estar abertas, porque esse é um processo impossível de se interromper. Às vezes vamos ouvir o que não queremos, mas é preferível que as pessoas tenham liberdade de falar do que tentar controlar esse fluxo de informação”. Segundo Morris, a revolução digital na mídia provocou grande mudança na comunicação e, hoje, o fluxo é de mão dupla. “Agora o conteúdo se libertou. Não existem mais essas amarras, o que está provocando a erosão da mídia como a conhecemos”.

O painel de encerramento discutiu como encontrar jovens que disseminem conteúdos inovadores pela Internet. A mesa redonda contou com a participação de jovens profissionais da área da propaganda e que trabalham com os novos modelos de comunicação pela Internet. A moderação foi feita pelo jornalista e apresentador de TV Marcelo Tas. Para os convidados, o entretenimento e a informação devem ir até onde o espectador estiver. Um dos conceitos abordados foi o de “Long Tail”, o qual prega que existe mercado para qualquer produto, basta encontrar o público certo.

Empresas do setor, como Yahoo, IG, Terra, Microsoft e LocaWeb estavam entre os expositores nos dois dias de evento. A Petrobras, patrocinadora master do Proxxima, inovou e colocou uma palestra realizada em seu estande no universo digital por meio do Second Life. A iniciativa foi um sucesso e houve até mesmo fila de espera de avatares (habitantes virtuais do Second Life) para assistir a palestra no “outro mundo”. O auditório virtual teve atendentes trajando roupas futuristas.

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