Para a maioria dos consumidores brasileiros, cuidar mais de si mesmo (higiene, saúde e desenvolvimento) é o principal hábito adquirido durante a quarentena que deve ser mantido, segundo a nova edição do Kantar Thermometer. Para 63%, aumentar a higiene será prioridade, enquanto 54% afirmam que devem continuar a comer de forma mais saudável e outros 50% pretendem focar no desenvolvimento pessoal. Outro hábito que acabou sendo forçado na rotina dos brasileiros foi o do distanciamento social. E, mesmo com o fim da quarentena, 74% dos brasileiros dizem que continuarão seguindo essa recomendação e evitarão lugares lotados.
A pesquisa indica ainda que evitar aglomerações é um dos quesitos que influencia o consumidor na hora de escolher a melhor loja para as compras. Por isso, a opção de comprar em canais menores e mais próximos de suas residências aparecem como preferidos. Entre os aspectos mais relevantes, estão o fato de ter poucas pessoas no local (60,2%), o comércio ser perto de casa (59,6%), preços acessíveis (53,3%), cumprimento das medidas sanitárias (47,8%) e não ter filas para entrar (44,9%). Nesse cenário, o pequeno varejo e o tradicional ganham relevância com o isolamento. Canais menores exercem um novo papel, sendo buscados para compras de abastecimento, antes concentradas principalmente em Atacarejos. O varejo tradicional ganhou +800 mil novos lares e o pequeno varejo ganhou +2 milhões de lares.