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Julia Rueff, vice-presidente de marketplace do Mercado Livre

O cenário de consumo para a Black Friday 2023

Estudo do Mercado Livre e Mercado Pago  indica que que 50% das pessoas pretendem comprar mais este ano, com ticket médio semelhante ao que foi gasto em 2022

A Black Friday deverá registrar recordes de buscas e compras este ano, incluindo ativações que começam neste mês e vão até o fim de novembro. Em 2022, o marketplace atingiu crescimento de 19%, versus uma queda de 18% do mercado, segundo a Confi.Neotrust. Para este ano, estima-se uma edição ainda maior e mais conectada às expectativas do consumidor, que demonstra otimismo para a data. É o que aponta o estudo “Panorama de Consumo da Black Friday 2023”, realizado pelo Mercado Pago com clientes do e-commerce e do banco digital.

A pesquisa, que ouviu cerca de 8 mil usuários entre os dias 18 e 22 de setembro, mostra que 50% dos entrevistados estão dispostos a gastar mais este ano versus 2022. Entre as três categorias mais buscadas pelos brasileiros estão Eletrodomésticos, Eletrônicos e Celulares, seguidas por Moda e Casa&Decoração. Além disso, a otimização logística tem sido destacada como atributo chave no momento da compra. O estudo mostrou o frete grátis como um atrativo para 75% dos entrevistados, sendo que 1 em cada 3 vê a entrega rápida como um fator decisivo de compra. 

De acordo com Julia Rueff, vice-presidente de marketplace do Mercado Livre, para atingir um desempenho superior ao registrado na última edição,, a empresa está investindo em alavancas, como a antecipação das promoções, a integração do ecossistema, sinergia com os vendedores da plataforma, amplo sortimento de produtos e otimização da malha logística. “A Black Friday do Mercado Livre já começou. Vimos que mais de 65% dos nossos consumidores já começaram a buscar preços e produtos para comprar na data, o que aponta para uma tendência de antecipação cada vez mais presente”, afirma Julia.  “Por isso, estamos trabalhando de forma ecossistêmica para impulsionar os empreendedores a venderem mais, à medida em que aprimoramos a experiência dos consumidores em nossa plataforma”.

18% a mais de pagamento à vista

O estudo também mostra como os consumidores estão se planejando para pagar suas compras e revela que mais brasileiros almejam pagar à vista. “Identificamos um crescimento de 3 pontos percentuais no volume de clientes que pretendem pagar suas compras à vista (18%) este ano, enquanto em 2022 esse volume era de 15%”, afirma Daniel Davanço, country head de pagamentos para empresas do Mercado Pago. “Mesmo com esse aumento, a grande maioria (67%) pretende parcelar em até 6x, o que comprova um melhor planejamento financeiro para compra de itens com tíquete-médio maior, mas sem perder as parcelas de vista”.

Ao mesmo tempo em que os consumidores indicam que esperam comprar mais este ano, o ticket médio por pedido deve ser semelhante ao que gastaram em 2022, principalmente nos valores mais baixos. De acordo com os entrevistados, 33% pretendem gastar até R$500 (2 p.p maior do que em 2022), 24% esperam ter um ticket médio entre R$ 500 e R$1.000 (semelhante ao ano passado), 20% entre R$1.000 e R$2.000 (23% em 2022) e 23% afirmam que pretendem gastar acima de R$2.000 (20% em 2022).

Quando o assunto é meio de pagamento, o cartão de crédito continua sendo o preferido para 69% dos consumidores, seguido por Pix (17%), cartão de débito (7%) e outros métodos (7%). A possibilidade de parcelamento é o que justifica o índice elevado em cartão, mas outros métodos de parcelamento vem ganhando relevância, como crédito oferecido direto pelo Mercado Pago (salto de 12.5% em 2022 para 32.5% em 2023) e Pix parcelado.

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