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O cliente no Natal

O natal está cada vez mais próximo e para entender o consumidor paulista, a Hibou empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, realizou uma pesquisa feita em campo e online, com 540 pessoas da classe média paulistana (BC), entre os dias 2 e 5 de dezembro em toda a capital de São Paulo. “A idéia era entender como o paulistano está vendo este final de 2013, o que fará com o 13º salário e como as comemorações afetam o seu bolso”, explica Lígia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.
A primeira pergunta da pesquisa era sobre o 13º salário. Entre os entrevistados, 20% responderam que irão quitar dívidas em atraso; 15% irão viajar e curtir, seguido de 14% que preferem usar o dinheiro a mais para equilibrar as finanças e comprar presentes agora no final do ano (14%). Apenas 1% investirá em rendimentos bancários ou próprios.  Outro dado importante é que 39% dos paulistanos pretendem gastar ¼ do 13º em presentes, bens de consumo da época e festas de fim de ano.
Com relação à quantidade de pessoas que serão presenteadas este ano, 11% dos entrevistados não pretendem presentear ninguém, 35% presenteará até três pessoas,  29% até cinco, 16%  até 10 pessoas, já 6% deles presenteará 15 e apenas 3% devem presentear mais de 15 pessoas. “Percebemos que a forma de presentear do paulistano está mudando, optando por produtos melhores a simples lembranças, mas, ao mesmo tempo, ele está sendo mais seletivo, diminuindo assim o número de presenteados”, diz Ligia. “No início de dezembro, 51% dos entrevistados disseram que já haviam comprado ao menos um presente de natal, reforçando que 11% deles não comprarão nenhum presente”, complementa Lígia.
Hora das compras
Neste natal as “lembrancinhas” de menos de R$ 30,00 perderam a força de consumo. Apenas 7% dos entrevistados gastarão entre 10 e 30 reais. Por outro lado, 65% comprarão presentes entre 30 e 100 reais.  Com relação ao vale presente, os paulistanos são categóricos: 43% acham totalmente impessoal para se presentear e 31% dos presenteados pensam a mesma coisa. “Estávamos também curiosos para saber para quem seria o presente mais caro, e vimos que,o namorado/a marido/esposa é a preferência dos paulistanos (35%) seguido de filhos (20%)e mãe (11%)”, comenta Lígia.
Com a praticidade da internet ficou mais fácil e cômodo comprar sem sair de casa, presentes, ingressos,vestuário e outros. No entanto, ainda tem muito paulistano que duvida principalmente da entrega e prefere por isso comprar em loja física. “Em nossa pesquisa observamos que 33% pretendem comprar ao menos um presente pela internet, já 36% garantem que não comprarão nenhum via web e 31% ainda estão bem indecisos se vão ou não arriscar”, explica Ligia Mello. 
Mas independente do local de compra, 65% dos entrevistados pagarão a vista (débito/ dinheiro), 12% a vista no cartão de crédito e apenas 23% irão parcelar suas compras no cartão de crédito. “Isso nos mostra claramente a preocupação do paulistano em não gerar novas dívidas para o início do ano que vem”, completa Ligia. Sobre o tipo de produtos a serem adquiridos, roupas e brinquedos aparecem com 60 % e 40% de intenção de compra, liderando o ranking. Livros e eletrônicos aparecem logo em seguida com quase 30% (eletrônicos) e 32% (livros). 
Promoções
As empresas que informam as reduções de preços parecem não estar convencendo mais. Entre os consumidores, 49% não acreditam que há de fato uma redução, 15% dos entrevistados acham que os descontos oferecidos não passam de 15% e apenas uma minoria de 7% acredita que as promoções oferecem descontos efetivos ente 25% e 50%.
Nesta época do ano também, a maioria dos shoppings realiza promoções com brindes e sorteios, e observou-se que apenas 29% dos entrevistados se deslocam até o local caso seja de interesse o brinde oferecido. A maioria com 52% garantem que este formato de estímulo não os motiva a visitar um shopping. “Um dado que achamos interessante é que 57% das pessoas preferem brindes ao invés de concorrem a um sorteio, por exemplo, de carro ou viagem ao final da promoção do Shopping. É a certeza real do benefício adquirido”, diz Lígia. 

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