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O offline continua, só que diferente

Ainda se debate muito sobre como será o futuro nas relações entre empresas e clientes, principalmente, com a evolução das tecnologias. Viveremos muito mais conectados do que hoje? Todas as nossas atividades serão realizadas por meio de dispositivos móveis e digitais? Alguns acreditam que sim, pois já nos encontramos em um momento próximo a este. É cada vez maior a quantidade de tarefas que podemos realizar via aplicativos ou online. Ou, então, a união dos meios físicos e virtuais, agilizando processos. Aliás, essa maior interação entre online e offline talvez seja a prova de que a realidade não conectada ainda continuará existindo. Porém, de maneira diferente.
De fato, os consumidores parecem se mostrar favoráveis aos serviços online to offline (o2o), tanto pela comodidade, agilidade, facilidade e segurança que podem proporcionar. Sem contar que também não é de hoje que eles se mostram mais adeptos às empresas que investem em inovações e novidades do mercado. Percebendo tal desejo do público e um setor que não teve uma evolução tão rápida no mercado, o ClickBus procurou justamente aproveitar essa oportunidade ao ser uma marketplace de compra de passagens de ônibus online, via website ou aplicativo. “A empresa foi criada vislumbrando preencher uma lacuna no mercado de turismo, a de viagens rodoviárias, que compreende mais de 3000 rodoviárias em todo o Brasil. Apesar de movimentar mais de 120 milhões de passageiros anualmente, não acompanhou a modernização como foi o caso do aéreo”, conta Cersário Martins, co-CEO e fundador.
Assim, a empresa aproveitou a conveniência da internet e o momento de expansão do e-commerce para montar um plano de negócio. Além disso, baseou-se no atributo de mobilidade como principal alicerce. “Utilizamos o desafio do offline como um grande aliado, estabelecendo pontos físicos nas principais rodoviárias para retirada de passagens de ônibus sem filas”, diz Martins. Ainda segundo ele, as compras online são o caminho do futuro e somente tende a crescer. Não restando escolha, senão que todos os setores acompanhem tal evolução. “O offline continuará a existir, pois se trata de uma experiência arraigada culturalmente aos hábitos das pessoas. Mas isso está mudando cada vez mais rápido.” 
O executivo também explica que, atualmente, apenas 1% das passagens rodoviárias são compradas online no Brasil.  Enquanto no mercado aéreo, é mais de 60%. “As vantagens oferecidas para os usuários vão desde a possibilidade de comparar preços de mais de 50 viações no país. Optando pelo preço e horário mais apropriado, até evitar fila na rodoviária, comprando o bilhete de forma cômoda e rápida”, diz. Sem contar as formas de pagamento alternativas. “Acreditamos que hoje fazemos parte de um movimento que está mudando a cultura das pessoas em relação à forma como se compra passagens rodoviárias.” Mais que somente conveniência, a empresa percebeu que a população já se encontra mais preparada para as compras online e desejam que essa opção esteja disponível em todas as suas possibilidades. “Com quase dois anos de nossa fundação, conseguimos crescer de forma significativa no Brasil e, a partir disto, expandir nossas operações para o México, Colômbia e Turquia, alcançando a marca de mais de um milhão de passagens vendidas.”

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