O vendedor brasileiro

0
13


Mais de 95% dos vendedores não gostam de prospectar novos clientes. Metade deles diz que tem dificuldade na preparação de uma estratégia correta de negociação e 57% sente a forte pressão por preços e condições comerciais. Estas são algumas das conclusões de uma pesquisa realizada pela SaleSolution junto à sua base de profissionais cadastrados com mais de sete mil nomes.

Após oito anos no desenvolvimento de equipes venda, a consultoria decidiu fazer um levantamento para conhecer melhor o perfil e saber se ele está ou não preparado para sentar em uma mesa de negociação.

O estudo mostrou que dentre os entrevistados 38% já errou em não preparar uma estratégia correta de negociação. Porém, apenas 2% acham que um bom negociador precisa conhecer métodos e processos de negociação. A maioria confunde conceitos específicos de negociação com a venda propriamente dita.

Segundo Renato Romeo, sócio-diretor da SaleSolution, a negociação só acontece quando já existe o interesse de compra, mas ainda é preciso negociar prazos, preços, condições, etc.