Novidade, que permite atendimento on-line em um único canal, visa otimizar a experiência de compra
A Octadesk, startup que faz parte da Locaweb Company, anunciou o lançamento de um chat-commerce para a comercialização on-line de produtos e serviços no país. Voltado para empresas de todos os portes e segmentos, a novidade possibilita realizar um atendimento via inteligência artificial que interage com o cliente e otimiza a experiência de compra, conferindo uma prática semelhante às realizadas em lojas físicas.
De acordo com Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, o chat-commerce está relacionado com a mudança na forma de consumo das pessoas e com a revolução do comércio digital. “Unificando a jornada do cliente em único canal, o bot entende o perfil do consumidor e realiza o auto atendimento com envio de catálogos de produtos personalizáveis. Dessa maneira, a interação fica ainda mais personalizada com possibilidades de aumentar o ticket médio daquela venda. Por exemplo, se durante um atendimento, o meu assistente virtual tem conhecimento do histórico de pedidos daquele usuário, ele consegue sugerir novos itens de um catálogo para que o consumidor possa complementar aquele carrinho de compras sem sair da conversa. Toda a abordagem e a venda é feita em um único lugar, é como se fosse no mundo físico, mas dentro do WhatsApp”.
A tecnologia reforça a abordagem de vendas up-selling, que sugere itens complementares do produto que originalmente pretende comprar. “O chat-commerce é uma tendência que veio para ficar. Com ele, é possível reduzir o atrito de compra e transformar a experiência de uma loja direto do smartphone. A interação acontece de forma rápida e simples, pelo canal de comunicação que o cliente conhece e confia: o WhatsApp”, finalizou Ricco.