Os fundamentos do design baseado na experiência do usuário 

Publicação de Guilhermo Reis apresenta panorama das novidades na estratégia

O design da Experiência do Usuário (User Experience ou UX), campo de estudo e prática tão essencial para quem deseja inovar, é o foco do livro recém-lançado “Fundamentos de UX: Conceitos e Boas Práticas”, de Guilhermo Reis, que já se encontra disponível para compra no site fundamentosdeux.com e, a partir do final do mês, em portais especializados. Sob a coordenação editorial de Hélio Eduardo Lopes e patrocínio da Gateware, a obra se propõe a oferecer insights importantes para o profissional de UX. “Esse primeiro volume trata do que se precisa fazer, com ferramentas conceituais e de boas práticas, apresentando as principais disciplinas que compõem a estratégia – arquitetura da informação, usabilidade, design de interação, design visual, etc.”, explicou o autor.

Na avaliação de Guilhermo, “a tecnologia nos apresenta aplicativos cada vez mais inovadores, seja para prova de vida por reconhecimento facial, totens de serviços inteligentes e os já tão queridos pagamentos por aproximação. Alguns deles trazem facilidades ao dia a dia das pessoas, com situações que impactam profundamente suas vidas”. Segundo ele, a experiência do usuário é central nas sociedades modernas, decidindo questões essenciais quanto à compreensão dos funcionamentos e usos. “Algo bem projetado resolve nossa vida, mas seu contrário também existe. É muito importante que se entenda como utilizar as coisas, especialmente no mundo digital”.

Recomendações e conceitos

Reis explica que a empatia está totalmente envolvida com os projetos UX e, por isso, foi um dos ingredientes do livro. Nele, há uma série de recomendações com base em conceitos teóricos e boas práticas com o intuito de deixar as interfaces mais simples. “Por exemplo, buscamos compreender o comportamento do leitor das mídias digitais na projeção de novos produtos. Hoje, é necessário que o design seja direto, intuitivo e objetivo e, se for relacionado com texto, deve ser algo que o leitor absorva com uma passada de olhos. No livro, observamos essas e diversas outras características e comportamentos dos usuários para apresentamos recomendações”.

Abordagem técnica e didática

Com uma pegada técnica para profissionais consultarem e didática para professores e alunos estudarem, a publicação também tem como foco designers e o público interessado em UX e design thinking voltados a devices de ponta. O site da publicação oferece uma série de materiais para consulta e download, facilitando a vida de quem queira inovar na área. “É uma ótima referência bibliográfica para professores de design utilizarem em seus cursos. E também ajuda profissionais de outras áreas interessados no tema. Se um Project Owner precisar saber mais sobre UX, encontrará o que precisa no livro”, diz Guilhermo.

As principais disciplinas que compõe a UX foram abordadas com profundidade. Usabilidade do texto e UX Writing, por exemplo, foram contemplados com capítulos que trazem uma série de recomendações de como escrever textos para as interfaces digitais com referência a grandes autores, como Bruno Rodrigues. Essas são, inclusive, áreas de alta demanda no campo da comunicação. “Interfaces conversacionais como chatbots e assistentes de voz são ferramentas em emergência no mercado”, aponta o autor.

Empresa de tecnologia patrocina a produção

A Gateware, empresa de mais de 20 anos focada em TI, patrocinou a edição. Para Guilhermo, a iniciativa demonstrou que a obra é relevante.. “Confirma que estamos no caminho certo, apresentando um trabalho com a credibilidade de uma empresa importante e que é parte de um segmento central para o conteúdo do livro, como é a tecnologia da informação”, relata, complementando que esse é um reconhecimento para a comunidade UX.

O CEO da Gateware, Francisco Ferreira, destaca a importância da criatividade. “Para nós de TI, o livro agrega todas as funções que temos na empresa: Desenvolvedores Front-ends, Back-ends, FullStacks, Product Owners, Scrum Masters, UX, UI, Arquitetos de Softwares, Engenheiros de Dados, Quality Assurance, PMOs, entre outras. É um tema útil e abrangente”, ressalta.

Ficha Técnica
Título:
Fundamentos de UX: Conceitos e Boas Práticas
Autor:
Guilhermo Reis
Preço:
R$ 249,00
Número de páginas: 696
O livro estará à venda diretamente pelo site https://fundamentosdeux.com/ e em breve nos sites especializados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima