No último dia 1º de outubro, foi concluída a fusão entre as filiais brasileiras da Procter & Gamble e da Gillette. As empresas finalizaram o processo de integração de todos os departamentos, desde a política de recursos humanos, ao departamento de compras de materiais ou mesmo à força de vendas. “Assim como nos demais países em que a união ocorreu, no Brasil, o processo de integração dos departamentos foi seguro e consistente”, comenta Pedro Silva, diretor de relações externas da P&G. A compra da Gillette já havia sido anunciada em janeiro de 2005, quando a P&G fez uma oferta de quase US$ 57 bilhões pela empresa, a maior aquisição realizada em 169 anos de existência.
Agora, com a união, a P&G passa a atuar em três novas categorias de produtos de consumo: aparelhos e cuidados para barbear e depilar, higiene oral e baterias. A Gillette, por sua vez, torna-se uma nova unidade de negócios da P&G, sediada em Boston, nos Estados Unidos. “Os pontos fortes das duas empresas, como o conhecimento do universo feminino da P&G e o conhecimento do universo masculino da Gillette, foram combinados para formar uma estrutura sólida”, explica Pedro. Outra mudança é que no Brasil, a P&G passa a contar com quatro unidades fabris – duas no estado de São Paulo, nas cidades de Louveira e Anchieta, uma em Salvador, na Bahia, e outra em Manaus, capital do Amazonas – com aproximadamente 3 mil funcionários.
E em comemoração aos 30 anos de existência da Gillette Prestobarba no Brasil, a P&G vai veicular a partir do dia 8 de outubro, a campanha “Há 30 anos com você e nos próximos 30 também!” com os atores Edson Celulari e Claudia Raia. O objetivo é reforçar a identidade, aumentar as vendas dos produtos e ganhar participação no mercado. “Apostamos em um crescimento de 15% das vendas até o final da campanha”, afirma Luis Fernando Quintero, diretor de marketing da Gillette.
Também como parte da estratégia de marketing, a empresa promove o concurso “Garota Prestobarba Excel”. A vencedora integrará um grupo de modelos que fará blitz por São Paulo para divulgar a marca em restaurantes, academias e universidades. De uma forma divertida, as meninas irão conferir se as barbas dos homens estão bem feitas. Outra ação da P&G no sentido de reforçar a marca Gillette Prestobarba, é uma promoção nacional que distribuirá carros e um prêmio de R$ 360 mil, por meio de sorteios.