Pagamento via celular já é realidade

0
1



A MFS – Mobile Financial Service, joint venture formada pela Telefônica International e pela MasterCard Worldwide, lança no mercado brasileiro o Zuum, primeiro serviço de pagamentos via celular do País. A aplicação começa a ser oferecida em cinco cidades do Estado de São Paulo (Osasco, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Jundiaí e Guarulhos) e na capital mineira (Belo Horizonte).


O serviço disponibiliza aos clientes da operadora de telefonia Vivo o acesso a uma conta pré-paga no celular que permite a realização de transferência de valores, recargas para celular Vivo (próprio ou de terceiros) e pagamento de contas. O usuário ainda pode adquirir um cartão pré-pago MasterCard, que complementa o produto e acessa a mesma conta pré-paga, permitindo compras em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados e saques em caixas eletrônicos da Rede Cirrus no Brasil.


O Zuum foi desenhado com base em três premissas: disseminar o conceito de pagamentos com segurança por meio de dispositivos móveis, promover a inclusão financeira de brasileiros que hoje não possuem conta em banco e oferecer uma alternativa de serviços de pagamento à população, ao mínimo custo possível. “O Brasil é um País que gosta e investe em tecnologia, e tem um grande número de pessoas sem acesso a serviços financeiros nas classes C/D/E, a chamada população desbancarizada. O Zuum chega para atender esta demanda e facilitar a vida destes brasileiros”, afirma Marcos Etchegoyen, diretor presidente da MFS.



Como funciona
O Zuum utiliza a tecnologia USSD (Unstructured Supplementary Service Data). Na prática isso significa que o usuário irá acessar a conta diretamente do telefone celular Vivo, de qualquer modelo de aparelho, pois é simples, quanto enviar um SMS, porém sem custo. A adesão ao sistema é gratuita e feita diretamente na tela do celular (basta ligar para *789). No mesmo instante, o usuário poderá carregar a conta pré-paga e começar a fazer sua movimentação.


Pelo telefone, podem ser feitas transferências de dinheiro, recargas de crédito da operadora Vivo para o próprio celular ou de terceiros, consultas de saldo e, em breve, pagamento de contas. O cliente poderá, ainda, adquirir um cartão pré-pago MasterCard, que também acessa a conta pré-paga, em qualquer um dos pontos de venda e com ele realizar compras em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados MasterCard e saques em caixas eletrônicos da Rede Cirrus no Brasil.


“Com o Zuum é possível fazer tudo isso com a segurança e a praticidade de ter todas as funções em um celular simples, sem a necessidade de baixar aplicativos, ter internet móvel ou possuir smartphones”, explica Etchegoyen. O serviço foi desenhado com base nos objetivos da empresa que são disseminar o conceito de pagamentos por meio de dispositivos móveis, promover a inclusão financeira de brasileiros que hoje não possuem conta em banco e oferecer uma alternativa de serviços de pagamento à população, ao mínimo custo possível.


Lançamento
O Zuum é o primeiro serviço disponível no Brasil em escala comercial. O lançamento começa em maio de 2013 no interior paulista e, na sequência começará a se expandir para outras regiões. A previsão da MFS é alcançar cobertura nacional até 2014.