Panorama da tecnologia nas empresas brasileiras

0
2

Pelo 4º ano consecutivo, a Divisão de Pesquisas da IT Mídia entrega ao mercado de tecnologia da informação o estudo anual “Panorama – a Tecnologia nas Corporações – Grandes Empresas”, apontando as tendências sobre TI nas maiores empresas do Brasil. O Estudo mostrou um cenário animador para a área de TI, 78% das empresas esperam aumentar o investimento em tecnologia em relação ao ano passado. Mas, curiosamente, a média do orçamento para a área dentro do faturamento total das empresas são os mesmos 4% de 2003. Isso indica que os novos investimentos em tecnologia estão atrelados à esperada guinada dos negócios e da economia.
O estudo mostra também que a tecnologia ERP vai liderar os gastos com TI ao longo do ano. Em média, 14,5% do orçamento de TI será injetado em ERP, seguido por Telecom (9%), Servidores (7,3%), Computadores/Notebooks (7,1%), Segurança (6,1%) e Infraestrutura de Rede (5,8%).
O “Panorama – a Tecnologia nas Corporações – Grandes Empresas”, ouviu nesta edição 214 executivos de TI de empresas de médio e grande porte presentes no país. A pesquisa, realizada via web, aconteceu entre os meses de dezembro/2003 e janeiro/2004. Das corporações entrevistadas, 72% tem mais de mil funcionários e 91% registra faturamento acima de 100 milhões de reais. As empresas são dos diversos setores da economia, 48% tem como atividade a Indústria, 20% são de Serviços, 7% de Finanças, outros 7% de Comércio, 6% são ligadas ao Governo e 4% trabalham com Telecomunicações.