O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Panorama do mercado de cartões



Dados da pesquisa Tracking de Cartões, do Ibope Inteligência, referentes a setembro de 2008, revelam que 20% dos portadores de cartões de crédito possuem dívidas, que se configuram no crédito rotativo, parcelamento da fatura ou inadimplência. A pesquisa tem amostra de 15.100 pessoas com 15 anos ou mais das regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

 

A pesquisa aponta também que os homens gastam 26% a mais do que as mulheres nos cartões de crédito. No topo da lista dos usuários que mais consomem com o chamado “dinheiro plástico” está o perfil dos homens paulistas, de classe A, com 50 anos ou mais. O Tracking de Cartões revela ainda que 38% dos cartões de crédito não são utilizados todos os meses. De acordo com Laure Castelnau, diretora executiva de Atendimento e Planejamento do Ibope Inteligência, ativação e fidelização são desafios para este mercado.

 

Apesar da crise, o mercado de cartões mantém-se aquecido. Destaca-se o potencial da região Nordeste, onde 15% dos consumidores que ainda não possuem um cartão de crédito têm a intenção de adquirir algum plástico nos próximos três meses. Na avaliação por potencial de consumo, a classe C é um dos nichos promissores; nesta classe são verificados apenas 1,4 cartão por portador, enquanto na classe A são verificados dois cartões de crédito por portador.

 

O estudo, que também monitora as movimentações de mercado, indica que, entre os meses de julho e setembro desse ano, foram lançados 13 novos plásticos. Uma das tendências ressaltadas pela ferramenta é o crescimento dos cartões que buscam a fidelização dos clientes por meio de bonificações, prêmios e ações sociais. “O cartão está se popularizando e é cada vez mais comum, por exemplo, associações de comerciantes lançarem um plástico com bandeira própria”, explica Laure.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima