Panorama do mercado de cartões

0
2



Dados da pesquisa Tracking de Cartões, do Ibope Inteligência, referentes a setembro de 2008, revelam que 20% dos portadores de cartões de crédito possuem dívidas, que se configuram no crédito rotativo, parcelamento da fatura ou inadimplência. A pesquisa tem amostra de 15.100 pessoas com 15 anos ou mais das regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

 

A pesquisa aponta também que os homens gastam 26% a mais do que as mulheres nos cartões de crédito. No topo da lista dos usuários que mais consomem com o chamado “dinheiro plástico” está o perfil dos homens paulistas, de classe A, com 50 anos ou mais. O Tracking de Cartões revela ainda que 38% dos cartões de crédito não são utilizados todos os meses. De acordo com Laure Castelnau, diretora executiva de Atendimento e Planejamento do Ibope Inteligência, ativação e fidelização são desafios para este mercado.

 

Apesar da crise, o mercado de cartões mantém-se aquecido. Destaca-se o potencial da região Nordeste, onde 15% dos consumidores que ainda não possuem um cartão de crédito têm a intenção de adquirir algum plástico nos próximos três meses. Na avaliação por potencial de consumo, a classe C é um dos nichos promissores; nesta classe são verificados apenas 1,4 cartão por portador, enquanto na classe A são verificados dois cartões de crédito por portador.

 

O estudo, que também monitora as movimentações de mercado, indica que, entre os meses de julho e setembro desse ano, foram lançados 13 novos plásticos. Uma das tendências ressaltadas pela ferramenta é o crescimento dos cartões que buscam a fidelização dos clientes por meio de bonificações, prêmios e ações sociais. “O cartão está se popularizando e é cada vez mais comum, por exemplo, associações de comerciantes lançarem um plástico com bandeira própria”, explica Laure.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMarcas de valor
Próximo artigoAltitude recebe prêmios na Espanha