O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Pequeno varejo vai mal


Depois de registrar resultados negativos em quase todos os meses, as pequenas empresas do varejo paulista fecharam 2005 com uma queda de 1,3% no faturamento real, segundo a Pesquisa Conjuntural do Pequeno Varejo (PCPV) da Fecomercio. O desempenho é inferior ao registrado pelo IBGE na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), onde, após subtraídos os efeitos da venda de combustíveis no Estado de São Paulo apurou-se crescimento de 2,8% para o mesmo período.

Ao analisar a PCPV, a Fecomercio verificou que o desempenho das pequenas empresas varejistas, na comparação com mesmo mês do ano anterior, apresentou variações negativas em quase todos os meses ao longo de 2005. O melhor resultado apurado foi em outubro que apresentou crescimento de 2,2%.

De acordo com a PCPV, o segmento de farmácias e perfumarias teve o pior desempenho do ano, com redução de 24,1% no faturamento real, seguido por autopeças e acessórios, com queda de 12,4%, dentre outros setores que registraram variações negativas. O melhor resultado foi obtido pelas lojas de vestuário, tecidos e calçados, que cresceram 3,7%.

O presidente da Fecomercio, Abram Szajman, afirma que, apesar do modesto crescimento das grandes empresas varejistas, as pequenas vão mal. “Essa concentração de negócios no varejo é motivo de preocupação para os pequenos empresários. Para evitar que eles sejam sufocados pelos grandes empresas, lutamos, por exemplo, para que o Congresso Nacional aprove a lei da justa concorrência, que prevê regras para a instalação de grandes estabelecimentos comerciais”, destaca.

Diversos fatores inibem o crescimento das pequenas empresas. Dentre eles, Szajman aponta a dificuldade para obter financiamentos, o baixo potencial para efetuar investimentos em tecnologia e a menor capacidade de distribuição bem como para negociar preços com os fornecedores. “Essas questões influenciam negativamente a competitividade das pequenas empresas”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima