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PNQ destaca gestão de clientes

As boas práticas no atendimento ao cliente e a gestão eficiente no relacionamento com o consumidor renderam à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) Geração e Transmissão e à distribuidora de energia Energisa Sergipe o reconhecimento como Destaque no Critério Clientes, no Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) 2011. Concedido anualmente pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o PNQ é o maior reconhecimento para a excelência da gestão das organizações sediadas no Brasil. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 5 de dezembro, na Sala São Paulo.
As duas empresas foram reconhecidas por apresentar um atendimento harmônico e balanceado especificamente em relação a um dos oito critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), que embasa o processo de avaliação do PNQ. A Cemig Geração e Transmissão e a Energisa Sergipe se destacaram pelas práticas de gestão com clientes, bem como pelos processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de consumidores e do mercado e pela comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais. 
Nesta 20ª edição do PNQ, 15 organizações foram reconhecidas, o maior número desde sua primeira edição, em 1992. Entre as premiadas estão Rio Grande Energia (RS), CPFL Paulista (SP), Companhia Energética do Ceará (CE) e CPH Eletrobrás Eletronorte Tucuruí (PA), reconhecidas por sua gestão excelente, aliada a um processo contínuo de melhoria e adaptação às demandas do mercado. Já as empresas finalistas, que alcançaram bons resultados e podem ser consideradas referenciais em muitas práticas de gestão, são: Ampla (RJ), Energisa Paraíba (PB), Itaú Private Banking (SP), Suspensys (RS) e Randon Implementos (RS). 

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