Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

Proteste desenvolve selos de qualidade

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Laila Vilela, economista e coordenadora dos Centros de Competências de Produtos e Serviços e do Econômico Jurídico da Proteste

Visando ajudar o consumidor a fazer as melhores escolhas, selos estarão presentes em produtos, gôndolas e vitrines

A Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, desenvolveu selos de qualidade com o objetivo de ajudar o consumidor a fazer a efetuar suas compras com garantia de qualidade. “A ideia surgiu como consequência natural do propósito da organização, o de contribuir para a promoção da confiança nas relações de consumo. Os testes permanecem com os mesmos padrões. A diferença é que o consumidor poderá encontrar esses resultados no mercado, mediando a qualidade da escolha na hora da compra”, explicou Laila Vilela, economista e coordenadora dos Centros de Competências de Produtos e Serviços e do Econômico Jurídico da Proteste.

Segundo a executiva, um dos principais diferenciais da organização é o de avaliar frequentemente produtos e serviços. “São testes que obedecem aos mais altos rigores científicos, avaliam se os produtos estão em conformidade com as legislações vigentes ou ainda com as metodologias próprias desenvolvidas pela Proteste, e se o que é indicado nos rótulos e embalagens é oferecido. Nosso objetivo é exatamente o de colaborar no momento da escolha do consumidor, e sinalizar, dentre outras coisas, a melhor relação custo-benefício”.

Nos testes da associação, os laboratórios são independentes e não têm seus nomes revelados, por questões contratuais. Nos estudos são usadas normas nacionais, internacionais e metodologias próprias desenvolvidas pela Proteste. “Temos como referência os padrões que melhor retratam os interesses do consumidor e mostram a qualidade do produto e serviço”, revela Pryscilla Casagrande, coordenadora do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da Proteste.

Conhecendo os selos
A utilização dos selos depende de uma licença exclusivamente fornecida às empresas cujos produtos e serviços obtiveram bons resultados em testes e estudos realizados em laboratórios, ou que tenham se destacado com os menores preços nos nossos estudos.

Também podem ser realizadas análises internas, por uma equipe de especialistas onde são avaliados itens, como rotulagem, bem como estudos feitos totalmente sem laboratório, como os de cenário, de preço setorial, os testes de seguros e os econômicos.

Melhor do Teste – atribuído aos produtos ou serviços que após a realização dos estudos provam que possuem qualidade superior em comparação aos demais avaliados.

Excelente Escolha – atribuídos aos produtos ou serviços que foram muito bem avaliados nos testes e obtiveram pontuação acima de 70 ou 75, demonstrando excelente qualidade.

Testado e Aprovado – o produto passa por todos os testes de qualidade e o selo atesta que o produto ou serviço está em conformidade com as legislações vigentes e metodologias desenvolvidas pela Proteste.

Mais Barato – Não há análise de qualidade, mas sim de preços. Ele indica o serviço que mostrou ter o menor preço de acordo com os perfis definidos no estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima