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RBS acerta no contato com o cliente

Para gerenciar a base de dados dos Jornais da RBS, a Direkt, empresa de marketing direto, adotou a ferramenta E.Piphany como plataforma analítica de criação e gestão de campanhas. Após ser customizada e implementada na área de aquisição e retenção de assinantes, a solução dá suporte às ações de marketing direto dos jornais Zero Hora, de Porto Alegre, A Notícia, de Joinville, O Pioneiro, de Caxias do Sul, Diário, de Santa Maria, Diário Catarinense, de Florianópolis, e o Jornal de Santa Catarina, de Blumenau.
“A disponibilização da solução E.Piphany representa um salto na tecnologia de DBM e na qualidade dos processos de marketing direto da RBS Jornal. Atividades que antes dependiam de forte interação entre as equipes (RBS Jornal e Direkt), e que poderiam tomar dias de desenvolvimento e processamento, hoje são executadas em minutos com total autonomia do nosso cliente. Esta nova realidade possibilitou o aumento significativo do volume e da precisão das campanhas já nas primeiras semanas de utilização. No médio prazo esperamos ampliar ainda mais o conhecimento sobre os clientes da RBS Jornal e a base de assinantes”, explica Luis Verona, diretor de DBM e Fullfilment da Direkt.
Para Débora Brudna, analista de retenção da RBS Jornal, um dos maiores benefícios é a possibilidade de cruzar inúmeros perfis de assinantes e direcioná-los a variados tipos de campanhas e obter a avaliação do retorno. “Em uma ação, podemos saber, por exemplo, qual o resultado de vendas por grupo de assinantes, além de obtermos um mapeamento correto sobre a origem destas vendas”, explica.
Estas características geram ganhos na criação e geração de campanhas de retenção e serviços, trazem ações mais assertivas e ampliam a propensão de compra a partir da base. “Havia em nossa empresa um universo de informações que não conhecíamos e agora este conhecimento nos deixa ansiosos com as possibilidades de negócios. Em retenção, prevemos muitos ganhos, uma vez que o cliente percebe o quanto já o conhecemos e se ele precisa ou não de determinado serviço. Isto faz toda a diferença no resultado”, finaliza Débora.
Segundo o gerente de planejamento da área de assinaturas do grupo RBS Jornal, Maurício Faraco, a expectativa é que a solução melhore muito os processos, já que trouxe flexibilidade para a criação e geração de campanhas. “A rede de jornais da RBS apresenta diferentes públicos, o que torna a inserção das informações mais complexa. Por isso, a seleção dos públicos e a análise de perfil e comportamento do assinante são fundamentais para os resultados das campanhas”, avalia.
Com a agilidade conquistada e a capacidade de geração ilimitada de mailings segmentados, a RBS Jornal sentiu a necessidade de criar uma área de Inteligência de Database Marketing, visando o acompanhamento dos processos. Funciona como uma célula da área de Assinaturas e atua em conjunto com a Direkt. Toda a estrutura de gerenciamento das informações da RBS Jornal está hospedada no Data Center da Direkt e são acessadas pela RBS Jornal via Internet.

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