SAP inaugura SAP Labs Brasil

0
3



A SAP, fornecedora de soluções de gestão empresarial, está celebrando mais uma conquista. A companhia inaugurou o novo campus do SAP Labs Brasil, o nono centro mundial e o primeiro da América Latina voltado para desenvolvimento de aplicativos e serviços de suporte para a região. Com investimentos de cerca de 14,8 milhões de euros, o novo prédio localizado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, é o primeiro “green building” da companhia em um país em desenvolvimento e tem capacidade para 375 colaboradores.

 

O foco do trabalho desenvolvido no SAP Labs Brasil é atender a região das Américas. Isso inclui a localização de soluções, suporte de produtos para a América do Norte, treinamento e suporte aos parceiros da América Latina e também o desenvolvimento de soluções especificas para clientes do ecossistema da SAP na região. Além disso, a equipe do SAP Labs ganhou recentemente dois novos times: “experiência do usuário” e outro responsável pelos processos de “ramp up” dos produtos da SAP na região. No total, o centro já conta com 200 funcionários.

 

Para conseguir desenvolver um projeto desse porte, a SAP utilizou materiais de construção e mobiliário totalmente ecológicos, o que exigiu um investimento significativo, já que esse tipo de suprimento ainda não é muito utilizado no Brasil. “Mas, ao final da obra, percebemos que passamos por um grande processo de aprendizagem que incluiu todos os envolvidos, desde arquitetos e a construtora até fornecedores e os próprios colaboradores do SAP Labs. E isso foi muito gratificante”, conta Erwin Rezelman, presidente do SAP Labs Brasil. De acordo com o executivo, o principal objetivo desse projeto foi criar um local que estimulasse o trabalho e inovação, mas, ao mesmo tempo, oferecesse um ambiente agradável para os funcionários.

 

O SAP Labs Brasil está localizado no Campus da Universidade Unisinos (RS), em um terreno de 22 km². A parceria entre a empresa e a universidade já tem mais de três anos. O SAP Labs oferece hoje um programa de trainees onde os estudantes da Unisinos contam com um estágio de dois anos, passando, de seis em seis meses, por áreas diferentes dentro da companhia. Ao final, o aluno pode ser contratado, de acordo com seu desempenho. A Unisinos também é hoje uma parceira oficial de treinamento da SAP e oferece cursos SAP para a comunidade.

 

A escolha da SAP pelo Brasil vem reforçar a visão que a companhia tem hoje em relação ao país: uma das economias mais sólidas e um dos mercados mais estratégicos em todo o mundo, que conta atualmente com diversas iniciativas corporativas bem-sucedidas na área de sustentabilidade e responsabilidade social. “A criação do SAP Labs aqui é resultado da combinação desses fatores, sem esquecer também do aspecto humano, já que contamos com muitos profissionais altamente qualificados em tecnologia na região sul do país”, conclui Rezelman.