O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
José Luiz Belixior Jr, diretor executivo de experiência do cliente no grupo Gol Smiles

Smiles apresenta novo design system integrando marcas do grupo Gol

Projeto Tangerina é colocado como pilar fundamental na transformação e aprimoramento dos produtos e serviços

A Smiles, programa de fidelidade da Gol, anunciou o lançamento do seu novo design system, chamado Tangerina. Com o objetivo de aprimorar a jornada e experiência do cliente, o projeto já está aplicado na plataforma da Smiles. Trazendo uma proposta inédita de multimarcas, a ideia é implementar o design system em todas as marcas do grupo, visando a uniformidade da experiência e da identidade corporativa por meio de um design consistente e acessível.

Na prática, o design system é considerado um produto interno que reúne uma biblioteca de componentes e elementos, tipografias, padrões gráficos, regras e princípios de governança que guiam o desenvolvimento de produtos e serviços digitais de uma empresa. Um estudo da Adobe mostrou que as companhias que adotaram sistemas de design tiveram um retorno médio de 301% sobre o investimento em três anos, redução de 28% no tempo de lançamento de novos produtos e serviços e uma economia de 50% nos custos. 

A construção do projeto na Smiles surgiu no final de 2021, marcando o início de uma transformação voltada à implementação de uma cultura sobre a experiência centrada no cliente. O Tangerina foi criado dentro de casa pela equipe da área de UX e inovação com o apoio dos times de tecnologia e produtos digitais.

Aplicabilidade do novo Tangerina

“Agora, os clientes encontram uma interface consistente no site e em todo o recém-lançado aplicativo da Smiles, considerando que o design system tornou a navegação mais intuitiva do início ao fim. Um dos exemplos dentro de toda a plataforma é a reformulação da página de cadastro do programa, que ilustra as melhorias significativas em usabilidade e acessibilidade ao alterar elementos como botões, que anteriormente eram pequenos e dificultavam a interação em dispositivos móveis, e a tipografia, que dificultava a leitura e a experiência geral da pessoa usuária”, explicou José Luiz Belixior Júnior, diretor-executivo de experiência do cliente na Gol e na Smiles

Outro exemplo é a aplicação de cores. O laranja, antes mais presente, causava problemas de contraste e legibilidade. Agora, usando com mais cautela e introduzindo o preto, foi possível aumentar o contraste visual em toda a interface, tornando o design mais funcional. As caixas de texto também foram redesenhadas, aprimorando a usabilidade, expandindo a área de toque e facilitando a interação das pessoas, e os menus foram reposicionados, oferecendo melhor visualização. 

Além de estar presente na página principal da Smiles e nas jornadas dos clientes dentro da plataforma — aéreas, hotéis, carros, ônibus e cruzeiros — o design system será incorporado, ainda em 2024, em outras marcas do grupo. Nomes como Smiles Viagens (operadora de viagens da Gol) e VoeBiz (programa de fidelidade da Gol para empresas) já começaram a passar pela atualização e a expectativa é atualizar os canais da Gol a partir do segundo semestre. 

“Mais do que uma questão estética e de usabilidade, a adoção de um sistema de design robusto representa uma estratégia empresarial que pode acelerar o desenvolvimento de produtos, otimizar recursos e estabelecer uma vantagem competitiva sustentável. O lançamento e a expansão do Design System para as outras marcas do Grupo representam um passo significativo na nossa jornada, refletindo diretamente em uma melhor experiência dos nossos clientes”, afirmou José Luiz. 

Experiências digitais com Tangerina

Segundo Natalie Nodari, gerente de UX da Gol e da Smiles,  “somos a primeira companhia aérea e programa de fidelidade brasileiros a falar abertamente sobre a nossa estratégia de design system. Com o Tangerina, todas as experiências digitais nos nossos canais serão unificadas e padronizadas com objetivo de alcançar 100% de acessibilidade e usabilidade para os nossos clientes. À medida que continuamos a evoluir e expandir o Tangerina, esperamos não só manter esses padrões elevados, mas também definir novos marcos de sucesso e inovação em design”.

Conforme explicou a executiva, “o nome transcende a mera referência à fruta, trazendo doçura refrescante, delicadeza e personalidade. Associado à aromaterapia, é considerado estimulante para o ânimo, energia, inspiração e criatividade. Essa metáfora é aplicada ao design system do grupo, estruturada em gomos, membranas, camadas e padrões, formando um só elemento consistente. Tangerina também é a cor base que agrupa e conecta todas as marcas do universo Gol”. Confira o vídeo sobre o projeto neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima