Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

Smiles quer potencializar jornada do viajante

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Luiz Borrego, CIO da Smiles

Empresa estrutura área de inovação e vai criar parcerias com startups, universidades e hubs

A Smiles, plataforma de viagens e programa de fidelidade da GOL, anunciou os passos para aprimorar sua estrutura voltada à inovação em 2022. Com uma nova equipe integrada, a companhia passa a centralizar os projetos voltados para esse tema de forma mais robusta e organizada para que o mesmo se perpetue e tenha sinergia entre todas as áreas e parceiros da Smiles e da companhia aérea.

Ao longo dos últimos dois anos, a Smiles vem promovendo uma mudança no modelo mental e cultural dentro da empresa, com foco no processo de transformação digital. Durante esse período, diversas iniciativas como treinamentos, capacitações, pesquisas e análise de dados e até nova estrutura foram aplicadas. Os times foram divididos em tribos e squads, com modelos cada vez mais ágeis e inovadores, tendo o usuário no centro do negócio.

“Dando continuidade a este formato, neste ano, um dos nossos objetivos é acelerar o desenvolvimento de ideias e programas de experimentação. Assim como criar mais conexões com o ecossistema de startup, laboratórios, universidades e hubs, o que já vem sendo trabalhado e nos próximos meses será um dos nossos maiores focos. Paralelamente vamos continuar a levar conhecimento e capacitação para todos os nossos colaboradores, contando com a sinergia e expertise dos profissionais”, informa Luiz Borrego, CIO GOL Smiles. 

Turbinando ideias
Nesse contexto, uma das principais mudanças é o funil de inovação da Smiles, que passa a se chamar Turbina e terá fluxos bimestrais para avaliação de novas ideias. O programa tem como foco motivar e acelerar as habilidades dos colaboradores de analisar cenários e encontrar oportunidades que ampliem a vantagem competitiva da Smiles e contribuam com o desenvolvimento do negócio por meio de ideias que podem virar produtos e trazer novidades e inovação para os clientes. 

“Entre as ideias já desenvolvidas pelo programa, podemos destacar a extensão de milhas para gestantes, aplicada em 2021, que oferece a possibilidade de vencimento maior das milhas para clientes grávidas e, assim, elas têm mais tempo para o planejamento da viagem. Também tivemos a funcionalidade Minhas Viagens, que foi muito bem aceita pelos clientes, e reúne todos os itens relacionados à viagem do usuário em um só lugar, facilitando a organização e vida do viajante”, comenta Borrego.

Para 2022, a primeira ação do novo programa Turbina é o Desafio de Inovação CX, voltado para colaboradores e parceiros, que busca ideias inovadoras com o objetivo de tornar o cliente Smiles um promotor da marca. A ação foi anunciada na Unland – Semana de Inovação da GOL e Smiles, que reuniu convidados de grandes empresas e especialistas internos para debater temas relevantes do universo da inovação.

Para a análise das ideias inscritas, a Smiles avaliará seis tópicos, sendo que só serão consideradas ideias para um novo modelo de negócio, serviço ou produto. Quanto mais disruptivo, com capacidade para romper o mercado, escalável, fácil de implementar, com rentabilidade e alinhado ao propósito de marca, mais chances de ser escolhida pelo Comitê organizador. A expectativa é ter até duas ideias vencedoras e desenvolvê-las ainda em 2022.

Mais frentes de inovação
Outro destaque da área de Inovação é o Smiles Labs, que agora junto ao GOL Labs, tem como objetivo ser um laboratório de inovação com foco em experimentação e aprendizado, visando acelerar ideias inovadoras de forma a ampliar as oportunidades e criar valor para o negócio. Já existem cinco projetos em desenvolvimento, entre eles o Virtual Travel, que disponibiliza tours em tempo real para vários lugares do mundo e pode ser acessado pelo site www.smiles.com.br/passeios procurando por tour virtual.

Também uma frente que já vem sendo trabalhada na empresa é o Inova Insights, que reúne em formato de newsletter, diversas informações, estudos, pesquisas sobre criatividade, tendências, futurismo e mudanças de comportamentos do consumidor, para que a empresa esteja pronta para lidar com diferentes realidades, além de criar um ambiente estimulante e favorável a geração de insights e oportunidades. O Inova Talks é outra iniciativa para disseminação de ideias, por meio de palestras e cases que estimulam a criatividade. Nesse sentido, a Gol e Smiles promovem muitas capacitações também e oferecem ferramentas para preparar a organização para o Futuro.

“Neste ano, além de trabalharmos fortemente a mudança de cultura de pensamento voltada a fomentar a inovação entre os times GOL e Smiles, estaremos mais presentes nos Hubs de Inovação por meio da parceria com startup, aproximação com uma universidade para desenvolver um desafio de ideias e realizaremos a segunda edição do Hackathon, aberto ao público, e que foi um sucesso em 2021”, finaliza o CIO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima