Chegam ao Brasil as soluções corporativas para busca desenvolvidas pela Google, e com distribuição pela Mude. As ferramentas pretendem atender empresas de todos os portes, na localização de até 15 milhões de documentos da maneira mais completa possível, essencial em tempos de altíssimo volume de dados nos servidores e bancos de dados das companhias.
A procura pode ser realizada a partir dos documentos do PC individual (como e-mails, apresentações e relatórios), passando pelos dados corporativos (como sistemas, Intranet e banco de dados) e até da própria rede web, com interface com o Google.com. O sistema cria, inclusive, um índice dos documentos que foram usados recentemente e respeita procedimentos de segurança na visualização de resultados. As ferramentas buscam arquivos digitais em até 220 formatos diferentes, incluindo HTML, PDF e Microsoft Office.
A Mude disponibiliza para as empresas brasileiras duas soluções que integram hardware e software do tipo plug-and-use. Uma das opções é o Google Search Appliance, direcionado para grandes empresas, pesquisa em até 15 milhões de documentos. Realiza busca em sistemas como ERP, Business Intelligence, CRM e programas de banco de dados. Já o Google Mini é voltado para pequenas e médias empresas, com capacidade de busca de até 300 mil documentos. “A ferramenta Google Search Appliance possibilita às empresas a localização rápida de informação, mesmo com firewall, e usando uma interface simples como a do Google”, explica Dave Girouard, vice-presidente e general-manager da Google Enterprise.