Aproveite. Ainda dá tempo de inscrever seu case

O canal para quem suspira cliente.

Suvinil comemora 15 anos do programa de incentivo ao varejo

Renato Rocha, diretor comercial das tintas decorativas Basf para América do Sul

Iniciativa faz história ao promover capacitação com foco em governança para desenvolvimento sustentável de empresas familiares que são parceiras da marca

A Suvinil, marca de tintas decorativas pertencente ao grupo Basf, anunciou a comemoração dos 15 anos do programa “Elo do Futuro”, que capacita sucessores de negócios familiares de lojas parceiras da fabricante por meio de treinamentos que incentivam o desenvolvimento planejado e mais profissionalizado dos lojistas, com foco em boas práticas de governança. “Conectado às necessidades dos parceiros e do mercado, o programa incentiva o crescimento sustentável do varejo. Até o momento, a Suvinil é a única fabricante que disponibiliza um treinamento dedicado com exclusividade para lojistas do setor”, assegurou Renato Rocha, diretor comercial das tintas decorativas Basf para América do Sul. 

De acordo com o executivo, foram 170 formados desde o lançamento do “Elo do Futuro”, que está em sua 13ª edição, somando um investimento aproximado de mais de R$ 2 milhões de reais desde sua primeira edição, dos quais 40% Basf e 60% coparticipação dos clientes.  “As diretrizes de governança da Suvinil estão integralmente embasadas nas da Basf e, no ‘Elo do Futuro’, os participantes vivenciam um mix entre uma imersão na cultura corporativa da companhia e cases relacionados ao varejo de tintas, Isso significa que o programa é totalmente customizado às necessidades dos clientes, que estão no centro das ações e das tomadas de decisões da Suvinil, para que evoluam em diferentes frentes da gestão de suas próprias empresas e, assim, contribuam para a evolução do varejo”. 

A relevância das empresas familiares

Na análise do diretor, “atualmente, no Brasil, cerca de 85% das empresas de varejo são familiares e, aqui na Suvinil, 90% de nossas vendas são por meio desses negócios. Por isso, enxergamos o programa como uma grande contribuição para o setor de tintas e para o seu varejo”.

Todos os anos, cerca de duas edições do programa são promovidas para clientes Select, aqueles que revendem Suvinil, exclusivamente, e multimarcas. Ao todo, são realizados três encontros com duração de três dias cada, totalizando 72 horas de conteúdo imersivo para a formação e as mulheres representam 43% dos sucessores já formados. 

Balizada em principais pilares – direcionamento estratégico, processos e rotinas e sistema de gestão de pessoas –, o programa oferece aulas de diferentes temas, como gestão financeira e de pessoas, marketing e vendas, compliance, direitos e tributos, planejamento, missão, visão e valores, entre outros.

Experiências dos participantes

Renato garante que, para os empresários que passaram por essa formação, o “Elo do Futuro” representa um divisor de águas no dia a dia de trabalho e concepção do processo de sucessão. “Eles reforçam que a possibilidade de trocar experiências com outros sucessores,  executivos da Suvinil e profissionais do mercado, expandiu suas visões sobre diversos aspectos na gestão das empresas e na relação com as primeiras gerações fundadoras de seus negócios”.

Fernanda Leal, da Matiz Tintas, empresa fundada pela avó há 50 anos como uma funilaria, que depois se transformou em loja de tintas, conta que começou a se envolver nos negócios há cerca de 5 anos. Formada em Arquitetura e Engenharia, participou do Elo do Futuro em 2019 e conta que durante as aulas, cujos conteúdos ainda consulta frequentemente, pôde identificar diversas oportunidades de melhorias para realizar na empresa.

Enquanto para Igor Jobim, da BMC Casa de Tintas, a parte que mais gostou de toda a experiência de participar do programa foi a possibilidade de conhecer e trocar vivências com outros sucessores de todas as regiões do Brasil. “O Elo foi maravilhoso. É um projeto super necessário, com conteúdos muito relevantes e professores ótimos, mas o melhor, para mim, de longe, foi o networking que pude fazer com outros participantes e profissionais do mercado. Faria de novo com certeza”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima