Toyota promove mudanças na estrutura comercial

José Ricardo Gomes retorna ao país para assumir a gerência geral comercial, enquanto a área de pós-vendas fica a cargo de Jorge Mussi

0
38
Jorge Mussi, gerente-geral a área de pós-vendas da Toyota do Brasil
Jorge Mussi, gerente-geral a área de pós-vendas da Toyota do Brasil

A Toyota do Brasil anunciou alterações em sua estrutura comercial. Com mais de 18 anos de experiência na empresa, José Ricardo Gomes, que ocupava, até o mês passado, o cargo de gerente de operações na Toyota do Peru, foi repatriado ao Brasil como gerente geral comercial. Para a área de pós-vendas, a gerência geral está a cargo de Jorge Mussi, desde março deste ano. Já Vladimir Centurião, antes diretor de operação de vendas, pós-vendas e marketing, deixa o país para assumir a vice-presidência na subsidiária peruana. 

Formado em economia pela PUC de São Paulo e com pós-graduação em Business e Marketing pela ESPM, José Ricardo iniciou na Toyota do Brasil em 2003 como analista de Marketing e Planejamento de Vendas. Por 15 anos, o executivo recebeu sucessivas promoções até assumir a gerência de Vendas e serviços gerais em 2017. No ano seguinte, o profissional recebeu a oportunidade de liderar as operações no Peru, sendo responsável pela área comercial e de marketing no país vizinho. 

Por sua vez, responsável pela área de pós-vendas da Toyota do Brasil, Jorge Mussi é formado em Eletrônica pela UTFPR e Processos Gerenciais pela Uninter e é aluno da Fundação Getúlio Vargas no MBA de Gerenciamento Estratégico e Econômico de Negócios. Possui longa experiência nas áreas técnicas de produtos e experiência do cliente, adquirida em 28 anos de atuação na Volvo Cars no Brasil, Suécia e Estados Unidos. Sua posição mais recente foi Diretor de Pós-Vendas para Canadá e América Latina baseado em Nova Iorque.

Tanto Jorge, como José Ricardo respondem diretamente a Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, além de Gustavo Salinas, vice-presidente Comercial da Toyota e Lexus para a América Latina e Caribe.