Bruno Afonso assume a recém-criada diretoria para combinar mais eficiência operacional e melhores experiências do cliente, por meio da inovação
A UX Group, ecossistema completo de inovações em tecnologia, logística e sustentabilidade, acaba de criar uma nova diretoria de experiência do cliente. Para assumir a área, trouxe para seu time Bruno Afonso, executivo com vasta experiência em grandes embarcadores e operadores logísticos nas áreas de performance, processos, tecnologia para operações e backoffice.
A decisão de investir ativamente na elevação do padrão de atendimento e na otimização das operações surge a partir de uma mudança estratégica da empresa, que passou a atuar como um ecossistema cujo propósito é garantir uma melhor experiência do cliente digital. “A satisfação plena do cliente é cada vez mais relevante nas estratégias de negócios e para garantir a competitividade, em especial no ambiente digital, é preciso unir a excelência na experiência do cliente com uma operação mais ágil e eficiente. Desta forma, o meu papel é colaborar para o sucesso do cliente em toda a sua jornada, liderando os times de tecnologia e operações”, explica Bruno.
Segundo o executivo, “além de mapear o fluxo de valor e combiná-lo com métodos de análise de solução de problemas, visando melhoria contínua e fortalecimento dessa visão do cliente no centro das decisões, a ideia é evoluir na adoção do conceito de Value Stream Management e aprimorar a eficiência interna, incorporando a metodologia Lean Agile nas operações e outras práticas. Somado a isso, para garantir entregas rápidas e precisas, outro fator crítico para a satisfação do cliente, contará com um time altamente engajado, aliado à adoção de tecnologia que acelera a produtividade e reduz risco de perdas e erros”.
Para monitorar as métricas que indicam sucesso tanto na experiência do cliente quanto na operação eficiente,Bruno afirma que pretende desdobrar as metas do planejamento estratégico de forma clara para todos os níveis táticos e operacionais, sempre pensando em resultado, gestão e ESG. “Afinal, quanto maior valor entregamos, a um custo e esforço do time adequado, mais sustentável torna-se o relacionamento com o cliente”.
A nova diretoria de experiência do cliente marca uma mudança estratégica importante. A UX Group passa a desenvolver seus produtos de forma independente. Ao transformar cada um deles em uma unidade de negócio distinta, atribui-se metas específicas e métricas de desempenho exclusivas a cada segmento. Para a UX Group, essa segmentação não apenas fortalece internamente sua capacidade de inovação, como favorece diretamente o cliente ao permitir personalizar abordagens, otimizar o desenvolvimento e aprimorar continuamente cada produto, atendendo de maneira mais eficaz e alinhada às expectativas únicas de cada um dos segmentos.