Viagens corporativas movimentam R$ 33,6 bi

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O mercado de viagens corporativas no Brasil movimenta anualmente R$ 33,6 bilhões e gera 260.574 empregos diretos e indiretos. As empresas gastam por ano um total de R$ 15,5 bilhões com viagens. Essas viagens representam 66,21% do PIB dos segmentos hoteleiro, aéreo e de locação de veículos. Estas são as principais conclusões do estudo realizado pelo Instituto de Estudos de Hospitalidade, Lazer e Turismo com apoio do curso de Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em parceria com a ABGEV – Associação Brasileira dos Gestores de Viagens Corporativas (www.abgev.org.br) e mais quatro entidades ABLA, FAVECC, FOHB e TMC Brasil.

Batizado de IEVC (“Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas”), o levantamento tem como objetivo construir um conjunto de indicadores que permitam um acompanhamento conjuntural dos aspectos macroeconômicos relacionados a este segmento. “Até hoje não tínhamos uma pesquisa dedicada exclusivamente ao setor de viagens corporativas. As pesquisas e censos realizados pelo Ministério do Turismo consideram somente o turismo de lazer em seus números. Precisamos separar as viagens corporativas deste cenário, pois possuem particularidades em relação ao mercado de lazer. Somente com números consolidados poderemos conhecer o real potencial de nosso mercado e traçar novos planos e estratégias”, afirma Viviânne Martins, presidente da ABGEV. A partir deste primeiro passo pretende-se elaborar a construção de uma sondagem conjuntural que atualizará trimestralmente os números deste seguimento.

Para definir qual seria a amostra por parte do consumo foram consideradas as 1.000 maiores empresas do Brasil, lista publicada pelo jornal Valor Econômico em 2006, que respondem por aproximadamente 70% do PIB nacional e os 100 maiores bancos estabelecidos no Brasil. Foram sorteadas e contatadas 155 empresas distribuídas em quatro extratos. O sorteio das empresas em cada extrato foi realizado por meio de coeficiente de sistematização. Ao todo a amostra se compôs de 45 empresas estratificadas com distribuição proporcional. A aplicação do questionário se deu por meio de entrevista direta com o responsável pelo setor de viagens da empresa.

Já os números correspondentes ao setor produtivo partiram dos dados gerais da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) do IBGE, da Agência Nacional da Aviação Civil e do Anuário da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis. Além dos números já publicados, a pesquisa também contemplou as empresas fornecedoras que integram o FOHB, a ABLA e o Comitê de Aviação da ABGEV. De maneira geral, foram utilizados os contatos da ABGEV, ABLA, FAVECC, FOHB e TMC Brasil para o levantamento de dados.