Vivo inicia projeto de BI

0
16

A operadora de telefonia celular Vivo concluiu a primeira etapa de um projeto de datawarehouse, com capacidade de suportar cerca de 30 terabytes de dados (o que equivale a mais de 50 mil CDs). O projeto ocorre um ano e meio após a fusão das empresas Portugal Telecom e Telefónica Móviles, em um momento em que a Vivo consolida esta com mais de 23,5 milhões de clientes. O que representa um volume de 300 milhões de transações realizadas por dia, incluindo comunicação de voz, SMS e dados.
O DW da Vivo deverá ser concluído até o primeiro semestre de 2005. O seu desenvolvimento envolve grande complexidade – será necessário consolidar e padronizar, por exemplo, todos os ambientes operacionais e ferramentas de suporte.
Com a solução de Data Warehouse e Data Mart de clientes unificada, a operadora criará um repositório de dados centralizado, contendo informações extraídas dos principais sistemas da empresa e de fontes externas, o que facilitará e agilizará a obtenção de indicadores estratégicos e o processo de tomada de decisão. Além disso, a companhia espera reduzir custos operacionais e tornar ainda mais eficiente o controle, suporte e manutenção dos ambientes de DW e Data Mart de clientes hoje existentes no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Brasília.
Com o projeto desenvolvido em parceria com a MicroStrategy, a Vivo cria uma cultura própria, baseada em uma única fonte de informações, que possibilitará diferentes tipos de análises e a geração de indicadores de gestão.
O projeto contempla ainda a integração de uma solução de gestão de metadados, um sistema de controle de qualidade de dados e um sistema de Pricing, que deverão atender às necessidades de negócios de toda a Vivo. O sistema integrado de Pricing viabilizará o 1to1, por meio de recursos capazes de identificar oportunidades de otimização de oferta de planos de serviço, segundo diretrizes de rentabilidade e redução de inadimplência. Outra função desse sistema é proporcionar análise de impactos financeiros de ações de marketing sobre bases de clientes em todas as regionais da Vivo.