Autor: Márcio Eugênio
Com o mercado do comércio online em crescimento, muitos empreendedores pensam em expandir seu negócio para a área ou online ou então dar o primeiro abrindo somente uma loja virtual. Mas você sabe ao que é preciso estar atento antes de se aventurar neste mundo?
– O que você vai vender e para quem
É preciso ter um nicho de mercado, um foco, conhecer o cliente e atendê-lo muito bem. Não queira vender para todo mundo. Essa é a maior dica para quem está começando.
– Planeje financeiramente
Não adianta ter uma ideia na cabeça e sair se aventurando. É necessário colocar as coisas no papel, pensar financeiramente no projeto, estabelecer um plano para alcançar os resultados. Só então, abrir a empresa.
– Escolha uma plataforma para seu site
Este processo é parecido com a escolha de um espaço físico para um negócio. É necessário avaliar se a plataforma possui ferramentas que se encaixam nas suas necessidades, se ela é fácil de utilizar e se ela é facilmente encontrável nos motores de busca. Em uma micro ou pequena empresa isto é ainda mais importante, pois geralmente é o próprio empreendedor quem irá gerenciar o e-commerce.
– Defina as formas de pagamento
Conhecer as diferenças entre as formas de pagamento pode ajudar a definir qual a melhor estratégia para sua empresa e que melhor irá atender as necessidades do seu consumidor. Atualmente, entre as principais opções estão cartão de crédito, boleto bancário, transferência eletrônica e os facilitadores, como PayPal e Pag Seguro.
– Sistema de entrega
Uma das maiores reclamações em relação aos e-commerces é o atraso na entrega da mercadoria ao consumidor. É importante contratar uma empresa de logística que atenda com eficiência a sua demanda. Não se esqueça que apesar de muitas vezes o atraso ser responsabilidade da empresa de logística, é o nome da sua empresa que o consumidor se lembrará negativamente caso algo aconteça.
– Serviço de atendimento ao consumidor
É indicado que, quanto mais canais for possível oferecer com qualidade, melhor. Num geral, o que eu costumo dizer é o seguinte: você precisa falar com seu cliente onde ele está acostumado. Telefone, redes sociais, e-mail e chat online são bons exemplos.
– Marketing
Deve-se montar uma estratégia de divulgação para que as pessoas conheçam a loja. O investimento precisa ser feito em páginas frequentadas pelo público-alvo. Os mais comuns são os links patrocinados do Google, anúncios dentro do Facebook e em sites de comparação de preços são bons exemplos.
Márcio Eugênio é especialista em e-commerce e sócio fundador e responsável pela área comercial e marketing da D Loja Virtual