A plataforma de relacionamento com clientes iFood já realizou mais de 50 pesquisas para aprimoramento do app por meio do espaço Laboratório
O iFood anunciou a comemoração do primeiro ano da Comunidade iFood, plataforma de cocriação e relacionamento com os clientes, reunindo 133 mil membros ativos, mais de 44 milhões de visualizações mensais e 58 pesquisas para melhorias no app. Entre os destaques da Comunidade está o Laboratório, um espaço dedicado a quem quer testar novas funcionalidades do iFood em primeira mão, explorando-as antes do lançamento oficial e colaborando com feedbacks que influenciam o futuro do app.
Um dos exemplos de pesquisas realizadas na Comunidade em 2024 que impactou diretamente os clientes iFood foi o código de entrega – ou seja, o conjunto numeral compartilhado com o entregador na hora de receber o pedido. Graças às pesquisas, o iFood ajustou o processo às necessidades e percepções dos usuários: agora é possível mudá-lo, alterando-o a qualquer momento, exceto quando há um pedido em andamento ou agendado.
“Em 12 meses, construímos um espaço vivo de troca, escuta e cocriação, que nos aproxima verdadeiramente do dia a dia dos nossos clientes. A Comunidade iFood nos permite evoluir continuamente com base em conversas reais e contribuições valiosas. Isso nos enche de orgulho, porque é essa conexão genuína que fortalece o ecossistema iFood e mantém nossa marca no coração dos brasileiros. Continuamos empenhados em expandir a colaboração com nossos clientes aprimorando ainda mais nossas interações”, destacou Giulia Bonfiglioli, gerente de marketing no iFood.
Canal aberto para trocas entre clientes e marca
Criada para aproximar a marca de seus mais de 55 milhões de consumidores ativos, a plataforma cria espaço para troca de ideias, testes de produtos e feedbacks que ajudam a aprimorar a experiência e serviços do app. Ao longo do ano, a Comunidade gerou mais de 7 mil tópicos, organizou testes e encontros presenciais. Como resultado, o iFood implementou outras melhorias concretas na experiência do cliente, como a visualização das avaliações de restaurantes e as interações pelo chat entre lojas.
A participação no Laboratório gera recompensas exclusivas como convites para testes, acesso antecipado a promoções e novidades, além de experiências exclusivas que conectam a comunidade em torno da evolução do app, tornando os usuários uma parte ativa do processo de inovação do iFood. A Comunidade iFood ainda oferece outras vantagens apenas para membros, como cupons em desafios gamificados, eventos exclusivos e um ambiente ativo de troca entre apaixonados pela marca. “Recebi um convite especial da Comunidade, acompanhado de uma caixa surpresa e um cupom de R$100. Era meio de mês e meu gás havia acabado, mas tive uma surpresa que literalmente salvou o meu jantar”, compartilhou Mariana Vieira, cliente da Comunidade iFood desde o início da iniciativa.
Entre os 7 mil tópicos abordados neste um ano, os temas mais engajados pela Comunidade foram justamente em relação ao código de entrega, a comemoração dos 100 mil membros inscritos e o Selo Super, que destaca os restaurantes com as melhores avaliações e qualidade de atendimento.