O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Crescendo em meio à crise

Com o momento complicado que o país vive, os consumidores estão com mais medo de contrair dívidas. Porém, nesse cenário, uma modalidade que cresce é o consórcio. Em 2015, quando todo o mercado de crédito estava em queda, esse setor cresceu 13,5%. Segundo Cleber Sanguanini, gerente comercial e de marketing da Racon Consórcios, a perspectiva para este ano é de manutenção do crescimento. “O consórcio se apresenta como uma alternativa de consumo mais econômica e segura diante de outras modalidades de financiamento, portanto, as expectativas são positivas”, afirma.

O fato dos bancos estarem restringindo a oferta de crédito também é um fator que influencia o bom desempenho dos consórcios. Assim, Sanguanini comenta que até mesmo o contexto econômico difícil se apresenta como uma oportunidade para o setor de consórcios. “A conjuntura econômica tende a fazer do consórcio um mecanismo de aquisição mais seguro, por não ter juros, não ter restrição na adesão e constituir no autofinanciamento de seus participantes”, pontua o executivo.

Ainda assim, a crise econômica pode trazer alguns desafios para o setor, afinal os consumidores estão mais conservadores, no geral, com falta de confiança e medo de adquirir compromissos financeiros. Para resolver esse obstáculo, Sanguanini comenta que o mercado deve se esforçar para mostrar que a modalidade não é uma dívida, e sim, uma forma de poupar e economizar pensando no futuro, além de oferecer novos produtos que sejam adequados para cada tipo de consumidor.

Por fim, Sanguanini acredita que a Racon deverá ter um crescimento de 10% esse ano. Segundo o gerente, esse otimismo está baseado em fortes estratégias comerciais e na expansão dos canais de venda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima