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Sem correr risco



O sistema de franchising continua em expansão, algo convidativo aos que querem abrir um negócio com estrutura mais consolidada. Porém, como em qualquer outro comércio, é preciso estar atento às regras fundamentais do jogo. Para o franqueado e, também, diretor de franqueados da ABF, Erik Cavalheri, abrir uma franquia exige sólido planejamento e consciência em saber passar a diante os valores da marca adquirida. “Quem acredita que franquia é simplesmente abrir uma loja e que a franqueadora vai fazer o resto, está enganado. Este é um dos erros mais observados em quem não busca conhecimento antes de abrir o negócio. Além deste ponto, outra falha é o excesso de autonomia. Querer fazer tudo como se não houvesse o franqueador. Estamos falando de franquia, algo que o exige certo padrão”, conclui.


Dentro do sistema de franchising é imprescindível manter a excelência no relacionamento com o consumidor e, talvez este possa ser o grande desafio dos empresários. Para o diretor, é possível que o franqueado tenha liberdade para gerir o próprio negócio, desde que esteja dentro do padrão de qualidade da franqueadora. “Para o consumidor uma loja (franquia) não é diferente da outra, ele quer ter o mesmo atendimento, preço. Têm muitos empreendedores inexperientes que querem ter autonomia de preço, ou de promoções, condições e, se existe outras lojas neste mesmo segmento, de repente, uma está concorrendo com a outra. Existe um limite de autonomia para o franqueado.”


Franqueado da rede O Boticário, Cavalheri conta que a escolha do grupo lhe rendeu bons números com possibilidade de continuar crescendo em 2013. “O grupo O Boticário tem muitos anos de experiência e forte comprometimento da franquia com o franqueado e vice- versa, existe um histórico de parceria e confiança entre estas partes”, diz. Em relação às perspectivas para este ano que se inicia, o emprendedor está confiante. “Como em 2011 e 2012 o faturamento foi excelente e já temos uma estrutura bem consolidada, tenho expectativa em crescer ainda na casa dos dois dígitos, entre 10 e 15 %, o que já é muito bom”, conclui.

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O sistema de franchising continua em expansão, algo convidativo aos que querem abrir um negócio com estrutura mais consolidada. Porém, como em qualquer outro comércio, é preciso estar atento às regras fundamentais do jogo. Para o franqueado e, também, diretor de franqueados da ABF, Erik Cavalheri, abrir uma franquia exige sólido planejamento e consciência em saber passar a diante os valores da marca adquirida. “Quem acredita que franquia é simplesmente abrir uma loja e que a franqueadora vai fazer o resto, está enganado. Este é um dos erros mais observados em quem não busca conhecimento antes de abrir o negócio. Além deste ponto, outra falha é o excesso de autonomia. Querer fazer tudo como se não houvesse o franqueador. Estamos falando de franquia, algo que o exige certo padrão”, conclui.


Dentro do sistema de franchising é imprescindível manter a excelência no relacionamento com o consumidor e, talvez este possa ser o grande desafio dos empresários. Para o diretor, é possível que o franqueado tenha liberdade para gerir o próprio negócio, desde que esteja dentro do padrão de qualidade da franqueadora. “Para o consumidor uma loja (franquia) não é diferente da outra, ele quer ter o mesmo atendimento, preço. Têm muitos empreendedores inexperientes que querem ter autonomia de preço, ou de promoções, condições e, se existe outras lojas neste mesmo segmento, de repente, uma está concorrendo com a outra. Existe um limite de autonomia para o franqueado.”


Franqueado da rede O Boticário, Cavalheri conta que a escolha do grupo lhe rendeu bons números com possibilidade de continuar crescendo em 2013. “O grupo O Boticário tem muitos anos de experiência e forte comprometimento da franquia com o franqueado e vice- versa, existe um histórico de parceria e confiança entre estas partes”, diz. Em relação às perspectivas para este ano que se inicia, o emprendedor está confiante. “Como em 2011 e 2012 o faturamento foi excelente e já temos uma estrutura bem consolidada, tenho expectativa em crescer ainda na casa dos dois dígitos, entre 10 e 15 %, o que já é muito bom”, conclu

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