Renato Teixeira, diretor-executivo da VR

VR automatiza 80% da avaliação de crédito

Para efetivar a mudança, companhia estudou as jornadas dos clientes, incluindo empresas, estabelecimentos comerciais e trabalhadores

Após passar por um intenso processo de digitalização nos últimos três anos, a VR anunciou investimentos em um plano de dados e analytics que pretende ser uma das principais alavancas de negócio da companhia nos próximos cinco anos. Como um dos resultados, houve a automação de 80% da avaliação de crédito e, para colocar a mudança em prática, a empresa estudou as jornadas dos clientes – empresas, estabelecimentos comerciais e trabalhadores. “A partir daí, criamos cenários nos quais o uso intensivo de dados poderia alavancar resultados para a empresa e melhorar a vida dos clientes.  Estamos cada vez mais direcionados a dados, e isso nos permitirá oferecer a melhor experiência aos clientes”, assegurou Renato Teixeira, diretor-executivo da VR.

De acordo com o executivo, a empresa também avaliou sua capacidade tecnológica, mapeou as necessidades e pontos de melhoria, traçou um plano de reestruturação do time de cientistas de dados e transformou a governança de dados para atender todos os pontos de atenção. “Nos últimos meses, a VR manteve o time de cientistas de dados mais próximo às áreas de negócios, criando um núcleo de excelência central que trabalha em uma dinâmica descentralizada, com uma forte participação de governança”.

O processo de avaliação de crédito, de acordo com Renato, é um exemplo recente de como o uso de dados melhorou a experiência do cliente. “Como há um time de cientistas de dados focados na implementação de algoritmos de machine learning, que acompanham os resultados gerados por estes algoritmos, o processo de avaliação de crédito, que antes levava cerca de quatro horas, passou a ser automatizado em 80% e hoje fornece resposta imediata para o cliente. Os 20% restantes, que englobam análises mais profundas, tiveram tempo de resposta reduzido para uma hora”

Outro exemplo de como o ecossistema de dados está facilitando a vida dos clientes está relacionado à precificação dinâmica, que agiliza as negociações de propostas solicitadas. A VR aumentou em 10% a margem das negociações, trazendo assim mais agilidade na resposta e no retorno aos clientes. “Com este modelo de atuação, notamos que as análises avançadas ganharam mais velocidade de implementação e obtivemos, já nos primeiros casos de uso de dados, resultados logo no primeiro mês ao invés de seis meses, que era o prazo estimado. Com o projeto, a VR tem a expectativa de trazer 5x mais resultados do que em 2021”, explicou o diretor.

Na avaliação do diretor-executivo, “as lideranças da empresa estão comprometidas com o plano de governança de dados, o que garante maior engajamento de todo o time e resultados animadores. Hoje 1,5% da nossa receita é proveniente de modelo de dados e estamos apenas no início dessa jornada. Consideramos que dados e automação estão entre os principais pilares de atuação em tecnologia e vamos evoluir a nova plataforma de dados para centralizar todas as informações da VR em um data lake e explorar cada vez mais a capacidade de big data da VR”.

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