Chris Caldwell

Modernização tecnológica e adoção de IA são prioridades para 55% das empresas no mundo 

Levantamento da Concentrix junto a mais de 450 líderes globais indica também que 72% acreditam que a IA complementará a força de trabalho humana 

A Concentrix Corporation divulgou os resultados de uma pesquisa independente conduzida pelo Everest Group com mais de 450 líderes empresariais de diversos setores e regiões do mundo. O levantamento explora as prioridades atuais das empresas diante de um ambiente em constante transformação, como estão pensando em utilizar IA generativa, os parceiros que escolhem e como planejam investir. 

O resultado em destaque é que, em vez de adotarem uma postura defensiva focada em corte de custos, 55% dos respondentes afirmaram que estão priorizando a modernização tecnológica e o uso de inteligência artificial (IA) como pilares centrais de suas estratégias de negócios.  

A pesquisa mostra também uma mudança de mentalidade no mundo corporativo: companhias estão adotando abordagens ofensivas, voltadas à transformação inteligente, à inovação orientada por IA, à reinvenção da experiência do cliente e à modernização de seus ambientes tecnológicos. Bancos, seguradoras, organizações da saúde e de tecnologia são destaque nesse movimento, com iniciativas que colocam a colaboração entre humanos e IA no centro das operações. 

As expectativas de investimento até 2027 indicadas pelos líderes entrevistados refletem uma guinada estratégica das empresas rumo à transformação de longo prazo. De acordo com a pesquisa, o número de organizações que pretendem investir em terceirização deve mais que dobrar, passando de 17% para 43%. Já os aportes em IA Generativa também devem crescer de forma significativa, saltando de 13% para 24%, o que reforça a tendência de adoção acelerada dessa tecnologia como pilar de inovação e eficiência operacional. 

Outros importantes resultados do levantamento são os seguintes: 

A principal estratégia de força de trabalho segue sendo a ampliação de funções com IA, com 72% dos entrevistados enxergando a IA generativa como complementar aos colaboradores, e não como substituta; 22% buscam aumentar a produtividade dos colaboradores; implementação tecnológica, IA/Analytics e experiência do cliente superam corte de custos como prioridades nas estratégias corporativas; 40% ainda mantêm foco na redução de custos operacionais; 54% das empresas destacaram o aprimoramento da experiência do cliente como prioridade; as empresas planejam aumentar significativamente os investimentos em terceirização e IA generativa nos próximos dois a três anos, sinalizando foco em transformação de longo prazo; parceiros que ofereçam serviços e tecnologias para transformação ponta a ponta, com capacidade de escalar soluções centradas no cliente e integradas à governança, estão entre os mais valorizados. 

Na escolha de parceiros para iniciativas com IA generativa, os três principais critérios apontados pelos entrevistados foram o seguintes 

  1. Capacidade de oferecer transformação ponta a ponta; 
  2. Integração com sistemas e tecnologias já existentes; 
  3. Adoção das melhores práticas do setor. 

“As empresas estão valorizando modelos de execução comprovados, que reduzem riscos e aceleram o retorno sobre o investimento. Provedores que lideram com transformação em escala, design orientado à integração e entrega alinhada aos negócios é que estarão mais bem posicionados para conquistar parcerias com grandes corporações”, comentou David Rickard, sócio do Everest Group. 

Já segundo Chris Caldwell, presidente e CEO da Concentrix, “os resultados desta pesquisa reforçam nossa convicção de que a Concentrix está bem posicionada como parceira estratégica para a transformação inteligente. Nossos investimentos em tecnologia de ponta, expertise avançada e capacidades totalmente integradas de ponta a ponta nos tornam únicos para apoiar nossos clientes a liderar seus mercados hoje e no futuro”.

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