Pier lança agente de IA para vistoria de automóveis

Agente batizado de Pier Scan elimina a burocracia da contratação do seguro auto

A Pier anunciou o lançamento do Pier Scan, agente de inteligência artificial que realiza vistorias de automóveis de forma totalmente digital e em apenas um minuto. A novidade chega em um momento de forte expansão da insurtech, que projeta cerca de R$ 250 milhões em faturamento em 2025, crescimento de 60% em relação ao ano anterior, com breakeven e geração de caixa.

“Diferente do que é praticado hoje no mercado, em que seguradoras ainda dependem de processos manuais, como o agendamento de peritos presenciais ou a análise humana de fotos, o Pier Scan atua em tempo real. Em poucos segundos, a IA auxilia no envio correto das imagens, avalia possíveis danos, checa as condições gerais e reúne informações essenciais do veículo para aprovar a vistoria instantaneamente. Com isso, elimina dias de espera, reduz retrabalho no reenvio de fotos incorretas e simplifica o processo, tanto para corretores, quanto para clientes”, assegurou Camila Kataguiri, coCEO da Pier.

De acordo com a executiva, “nosso objetivo é simplificar a vida do cliente e ampliar o acesso ao seguro automotivo. O Pier Scan representa um salto de eficiência operacional, porque entrega padronização e velocidade na análise dos veículos sem comprometer a segurança do processo. Isso nos permite oferecer uma experiência muito mais ágil e transparente, eliminando burocracias que tradicionalmente afastam consumidores da contratação”.

Segundo ela, “o lançamento reforça o histórico de inovação e pioneirismo da seguradora em IA. Já em 2021, a Pier apresentou o Pier Bolt, solução inédita para pagamentos instantâneos de sinistros de celulares, sendo que 30% deles já são pagos em menos de 1 segundo. Desde então, a empresa utiliza IA para subscrição contínua, prevenção a fraudes, precificação e atendimento ao cliente. Atualmente, cerca de 20% das vistorias de automóveis já acontecem via Pier Scan e a expectativa é ampliar esse volume para ⅓ das vistorias até o fim do ano, com contínua expansão”.

Já conforme  Igor Mascarenhas, CEO da Pier, “o Pier Scan é mais uma demonstração de como a inteligência artificial pode transformar a experiência do cliente, oferecendo um serviço superior ao do mercado e com o menor custo de operação. É o tipo de tecnologia que definitivamente aumenta a acessibilidade e a penetração dos seguros no Brasil”.

Para os próximos meses, a seguradora pretende expandir a atuação no seguro de celular para o canal corretor, acelerar o crescimento, mantendo o foco em inovação aplicada à experiência do cliente e fortalecer o ecossistema de parcerias estratégicas, que inclui marcas como Nomad e Noh. Esse avanço acontece em paralelo ao desempenho financeiro da companhia: em julho de 2025, a Pier registrou o melhor mês da sua história, com crescimento de 60%, breakeven alcançado e recorde de geração de caixa.

Deixe um comentário

Rolar para cima