Não foi apenas a Alemanha que comemorou nessa Copa. O Sport Club Internacional também saiu vitorioso. A parceria com ABS Brasil garantiu a manutenção dos sócios torcedores, mesmo longe do seu estádio por conta do torneio, assim como fortaleceu o relacionamento deles com o time de futebol. “A sensibilização dos associados surtiu efeito positivo, proporcionando ao clube indicadores de inadimplência em níveis baixos e sem perda do seu quadro de associados”, revela Franco Thomas Lüdke, gerente executivo da ABS Brasil.
Como o clube precisou jogar suas partidas em outras localidades nos dois anos anteriores à Copa, o receio era pelo afastamento dos torcedores. Com isso, inicialmente, os associados do time foram abordados para que mantivessem a adimplência das mensalidades, já que teriam lugar garantido em um estádio totalmente remodelado dentro dos padrões da Fifa. A segunda ação foi de migração dos torcedores para as novas categorias de assentos e diferentes modalidades de associação que o clube criou. Em pouco tempo, a maior parte da base de sócios realizou seu enquadramento dentro das possibilidades oferecidas. O executivo comenta ainda que o ponto culminante deu-se às vésperas do Mundial, quando os torcedores tiveram à disposição a compra de tijolos personalizados com o seu nome, os quais seriam instalados no entorno do novo estádio. “Mais uma vez a ação foi sucesso de vendas.”
O diferencial da operação, segundo Lüdke, já começou com a escolha dos profissionais, uma vez que o atendimento e a venda de produtos e serviços seriam movidos pela paixão. Assim, um dos principais requisitos para a seleção dos atendentes era torcer pelo Internacional. Em um segundo momento, a ABS Brasil realizou uma imersão desses profissionais, proporcionando a eles conhecerem o novo estádio e o time para o qual torcem. “Isso culminou em melhor argumentação e abordagem ao torcedor”, destaca o gerente. Em paralelo, todos que trabalharam com atendimento presencial ganharam camisetas oficiais do time do coração. “Procuramos trabalhar com a emoção do momento para alcançar os excelentes resultados que atingimos. Motivação e entusiasmo não faltaram para atingirmos o sucesso da ação”, completa. Além disso, Jorge Avancini, diretor executivo de marketing do Internacional, destaca como diferencial da ação a velocidade, capacidade de abrangência do público alvo e rapidez na solução de problemas.