O mercado de marketing direto vem crescendo a taxa média de 12,5%, segundo dados da Abemd, Associação Brasileira de Marketing Direto. A perspectiva para os próximos cinco anos é que esse valor suba para 16,4%. Em 2009, a atividade fechou com receita de R$ 21,7 bilhões. Porém, a força do setor não fica só nos número, como revelou a festa do XVII Prêmio Abemd, que aconteceu em maio, no HSBC Brasil, em São Paulo. “O conjunto de cases premiados representa mais uma vez o alto nível do marketing direto brasileiro. Todos os cases são vencedores porque sem eles, obviamente, não haveria o Prêmio nem a disseminação de nossa atividade. Eles são um verdadeiro show de estratégia, criação e resultados”, afirma Efraim Kapulski, presidente da Abemd. A premiação reconheceu os melhores do marketing direto brasileiro, entre os quais figuram inúmeros anunciantes do país como Audi, Allianz, Citibank, Credicard, Dupont, Editora Abril, Fiat, Ford, HP, IBM, Itaú Unibanco, Magazine Luiza, McDonald´s, Nextel, Pão de Açúcar, Oi, Pepsi, Peugeot, Souza Cruz, SulAmérica, Sky, TAM, Telefonica, Visa, Volkswagen, Whirlpool, entre outros. A premiação conferiu troféus ouro, prata e bronze nas especialidades Campanha/Programa, Call Center, CRM/DBM e Digital.
Os troféus mais esperados foram os das premiações especiais, com a consagração das agências de destaque. O Grand Prix deste ano foi para a Atento, com o case “Projeto de Integração na operação de liberação de crédito Itaú consegue aumento de 67% do faturamento para a instituição”. O mesmo case faturou o Melhor dos Melhores na especialidade Call Center. A Atento também se consagrou como a Agência do Ano nesta mesma especialidade.
O Melhor dos Melhores na especialidade CRM/DBM ficou com a Sky, pelo case “Sky HDTV – o melhor produto no melhor momento” e a agência do ano nesta mesma categoria foi a MarketData. Já na especialidade Digital O Melhor dos Melhores foi conquistado pela Rapp Brasil, com o case “Telefônica Canal Online” para a Telefônica – a Rapp também foi a Agência do Ano na especialidade. O especial Criação foi para a e|ou Marketing de Relacionamento com o case “2011 com a sua cara”, para a Laborprint Gráfica e Editora. Na especialidade Campanha/Programa O Melhor dos Melhores foi para a e|ou Marketing de Relacionamento com o case “Sobrecapa Revista Marketing Direto – Abemd”, para a Laborprint Gráfica e Editora – a e|ou também foi a Agência do Ano nesta especialidade. O especial Criação ficou com a Sunset, pelo case “Novo Uno – Express Yourself”, para a Fiat Automóveis.
HALL OF FAME
Um dos momentos mais aguardados da noite foi o anúncio do novo integrante do Hall of Fame. Esse ano, José Antônio Soler, ex-presidente da Abemd, recebeu o reconhecimento. O profissional foi consagrado por sua colaboração para o mercado, que começou em 1968 quando ingressou na Editora Abril, pouco antes do lançamento da revista Veja, onde acompanhou a implantação da operação de assinaturas. Quatro anos depois, assumiu a gerência da área. Em 1986, já tinha praticamente todas as publicações da Editora Abril sendo comercializadas pelo canal.
Um dos momentos mais aguardados da noite foi o anúncio do novo integrante do Hall of Fame. Esse ano, José Antônio Soler, ex-presidente da Abemd, recebeu o reconhecimento. O profissional foi consagrado por sua colaboração para o mercado, que começou em 1968 quando ingressou na Editora Abril, pouco antes do lançamento da revista Veja, onde acompanhou a implantação da operação de assinaturas. Quatro anos depois, assumiu a gerência da área. Em 1986, já tinha praticamente todas as publicações da Editora Abril sendo comercializadas pelo canal.
No ano seguinte, Soler foi eleito presidente da Abemd para a gestão 87/89, permanecendo ligado à associação até hoje. Em 1988, deixou a Abril para assumir a diretoria comercial da Editora Globo. Cinco ano depois montou a Somey Marketing e Serviços, prestadora de serviços para o mercado editorial. Atualmente, ele também comanda a direção comercial das ações de telemarketing da Editora Abril na Tmkt.
MAIORES GANHADORES
Mesmo após a entrega do XVII Prêmio Abemd, a Sunset e a Giovanni+DraftFCB mantiveram o primeiro e segundo lugares no ranking dos maiores ganhadores de troféus. Publicado pela primeira vez no Anuário Abemd 2010, o estudo contabiliza o número de troféus ganhos desde a premiação de 2006 e confere pontuações específicas para cada tipo de prêmio – especiais, ouro, prata e bronze. Na tabela geral de ganhadores os destaques da nova classificação ficam por conta da e|ou, que ganhou cinco posições e saiu do 10º para o quinto lugar, a Rapp Brasil, que ganha nove posições e entra no Top 10, pois deixa a 19ª colocação para ocupar a 10ª, e HouseCricket, que saiu do 44º lugar para o 26º, um salto de 18 posições.
Mesmo após a entrega do XVII Prêmio Abemd, a Sunset e a Giovanni+DraftFCB mantiveram o primeiro e segundo lugares no ranking dos maiores ganhadores de troféus. Publicado pela primeira vez no Anuário Abemd 2010, o estudo contabiliza o número de troféus ganhos desde a premiação de 2006 e confere pontuações específicas para cada tipo de prêmio – especiais, ouro, prata e bronze. Na tabela geral de ganhadores os destaques da nova classificação ficam por conta da e|ou, que ganhou cinco posições e saiu do 10º para o quinto lugar, a Rapp Brasil, que ganha nove posições e entra no Top 10, pois deixa a 19ª colocação para ocupar a 10ª, e HouseCricket, que saiu do 44º lugar para o 26º, um salto de 18 posições.
Em termos de total de pontos, a diferença entre Sunset (1.940) e Giovanni+DraftFCB (1.500) ficou um pouco maior. Era de 360 pontos na tabela de 2010 e agora é de 440. A e|ou atingiu 1.060 pontos em 2011 e encostou na Salem (1.080) e OgylvyOne (1.150). Atento, que ganhou duas posições, saindo do oitavo para o sexto lugar, empata com a Contax com 920 pontos, mas leva a sexta posição pelo critério de desempate. Além disso, as agências Alert, PMK e Urban Summer entram no ranking este ano e já figuram na 39ª posição, com os 40 pontos conquistados, cada uma, com um troféu ouro.
Já por especialidade, as principais mudanças aconteceram em Digital. A Sunset passou a ocupar o primeiro lugar, que era da Insula. No Top 10 dessa especialidade, os destaques ficam por conta da Rapp Brasil que era 10ª colocada e ocupa agora a quarta posição e e|ou que era 11ª e agora é a quinta colocada. RMG Connect, Sun/MRM, Giovanni+DraftFCB e Salem caíram duas posições cada nessa Especialidade.
Na especialidade Campanha/Programa, as 10 agências que mais ganham troféus continuam no topo. A principal alteração foi da e|ou que saltou de 6º para 4º lugar. Em Call Center, a disputa entre Atento e Contax é acirrada porque estão com a mesma pontuação, mas a Atento fica em primeiro pelo critério de desempate (tem mais troféus especiais e ouro, respectivamente). Em CRM, a MarketData assumiu a primeira posição no lugar da StoneAge Tech e a HouseCricket avançou quatro posições saindo do 12º posto para ocupar o 8º.
SEMINÁRIO
Nos dias 07, 08 e 09 de junho, das 08h30 às 13h, a Abemd realiza, na ESPM, o seminário “Cases Vencedores do XVII Prêmio Abemd – As Melhores Práticas em Marketing Direto”, quando os próprios criadores apresentam os cases vencedores da premiação. Na oportunidade será possível conhecer com mais detalhes as melhores ações do mercado brasileiro.
Nos dias 07, 08 e 09 de junho, das 08h30 às 13h, a Abemd realiza, na ESPM, o seminário “Cases Vencedores do XVII Prêmio Abemd – As Melhores Práticas em Marketing Direto”, quando os próprios criadores apresentam os cases vencedores da premiação. Na oportunidade será possível conhecer com mais detalhes as melhores ações do mercado brasileiro.