Diante da evolução do mercado de crédito e cobrança brasileiro e a natural demanda por maior capacidade e eficiência no gerenciamento de produtos e carteiras, a WitRisk e a NeuroTech se uniram para criar a GoOn, que chega com a proposta de aliar inteligência e tecnologia para atender todo o ciclo de gestão de riscos – concessão de crédito, manutenção, recuperação, detecção de fraudes e MIS. Cada vez mais, as empresas estão buscando know how, processos e ferramentas para todo o ciclo de gestão que tornem produtos e operações de riscos mais lucrativos, menos custosos e monitorados em toda sua plenitude, segundo Fernando Manfio, presidente da WitRisk. Além disso, o mercado deseja uma solução integrada que enxergue a gestão de riscos como uma engrenagem, onde todas as partes, e não apenas uma única individualmente, precisam ser pensadas e articuladas para a obtenção de resultados. “Vamos oferecer uma solução modular, completa e flexível que contempla solução tecnológica e inteligência”, comenta Domingos Monteiro, presidente da NeuroTech, que irá liderar a nova empresa ao lado de Manfio. Atuando com gestão compartilhada, os executivos terão algumas responsabilidades diretas: Manfio estará a cargo da gestão comercial, marketing, produtos e relacionamentos, enquanto Monteiro estará a cargo da gestão de toda a operação, finanças e inovação. Para fortalecer a estrutura, a empresa contará no conselho com a participação do especialista José Reinaldo Tosi.
A GoOn surgiu a partir de um diagnóstico das empresas com base no atendimento e conhecimento das necessidades e oportunidades existentes nos diversos setores desse mercado. Para tanto, a WitRisk e a NeuroTech estiveram durante todo o ano de 2010 se preparando para esse novo desafio. A nova empresa chega com uma visão voltada à evolução dos clientes na otimização da lucratividade e na gestão da relação risco e recompensa das operações de concessão de crédito e de cobrança. “Vamos contemplar toda a demanda existente no mercado, dado que nossos serviços podem atender a todos os setores”, reforça Manfio. Para isso, a GoOn terá duas unidades de negócio: Risk Consulting e RiskPack. A primeira irá trabalhar como uma consultoria independente formada por especialistas no desenvolvimento de estratégias e aplicações práticas do dia a dia. Já a RiskPack trará um conjunto integrado de soluções em gestão de risco. “Se a informação circula cada vez mais rápida e os mercados são afetados a cada acontecimento, é preciso saber lidar com essa agilidade e essa transformação. Reunimos um time de consultores com profunda vivência no setor de crédito e cobrança. Gente que sabe decidir em momentos de risco ou de crise. Que sabe conversar, compreender e propor soluções”, afirma.
Embora a oferta seja conjunta, os serviços e produtos também poderão ser vendidos separadamente, de acordo com as necessidades de cada negócio. “Num mercado muito competitivo, nosso desafio será se manter na liderança de inovação e tornar a solução conhecida em outros setores além do varejo”, aponta Monteiro. Na visão de Manfio, quem atua no mercado de crédito para consumo vive sempre no limite e explorar todo o potencial do ciclo de crédito sem ultrapassar essa fronteira é o que faz uma empresa dar certo e crescer. “Nosso trabalho é buscar a melhor solução para as empresas alcançarem a excelência na gestão de risco dos seus produtos, aproveitar as oportunidades e aumentar os lucros do negócio. Não temos respostas prontas. A experiência nos ensina que não existe modelo ideal. Cada situação e cada empresa exigem um planejamento e um modo de agir”, conclui.