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10. Big is good, bigger is better. Quando uma empresa decide criar um programa de fidelidade, deve fazer isso pra valer. Investir menos de 1% do orçamento de marketing e não obter 100% de adesão da alta diretoria é receita certa de fracasso.
9. You’re not alone. O número de programas de fidelidade já é enorme e tende a crescer. Nos EUA, os consumidores chegam a participar de 50.
8. Awesomeness is expected. O programa precisa se diferenciar. Pesquise formas de mensageria, regras diferentes e novas funcionalidades.
7. APIs and easy connections. Não existem “ilhas de fidelidade”. Não se integrar e permitir a conexão por meio de Facebook, Twitter, Paypal, Janrain, Shopkick e Apple Passbook é suicídio!
6. What’s your signature insight? Concentre-se em seus atributos únicos e construa a partir daí.
5. Game mechanics. Gamification é hoje o combustível de foguete para programas de fidelização. É a cereja no topo do bolo que irá gerar o engajamento que precisa.
4. Payments are the new PLCC (private label credit card). Não prenda o seu programa a um PLCC a menos que o seu cliente-alvo tenha mais de 50 anos.
3. POS is dead, long live the new “invisible payments”. Anteriormente, 90% do tempo da concepção de um programa de fidelidade girava em torno de como fazê-lo funcionar no POS na loja. Agora, os números são o oposto, você coloca 90% no desenho e na garantia de que o programa de fidelidade será executado em todos os pontos de contato com o consumidor.
2. Forget the old adage: build your member base first, and then monetize and reward. É preciso estar pronto para premiar e monetizar desde o primeiro minuto.
1. Traffic is everywhere. O “jogo de encontre o consumidor” ficou mais complexo. Não pense que basta ir para o Facebook ou o Twitter para encontrá-lo.
0. Real-time is the real deal. Está ocorrendo uma transformação profunda, e baseada em eventos, no campo da fidelização. Os participantes dos programas esperam ser recompensados em tempo real, a qualquer hora, em qualquer lugar.
Fernando Guimaraes é especialista em marketing de relacionamento e branding. Email: [email protected]