A estrutura ainda é a mesma, 24 PAs. Mas a responsabilidade do callcenter brasileiro da Dufry não. Desde agosto, o callcenter é responsável pelo atendimento das ocorrências globais da rede de lojas Duty Free, localizadas em aeroportos, navios, portos e pontos turísticos de 41 países. Segundo Karla Mello, gerente do contact center global da Dufry, a operação já está a pleno vapor e o País foi escolhido por possuir boa estrutura, com tecnologia e capacidade oral e escrita para atender os diversos canais de contato que a rede oferece. “O callcenter brasileiro existe há 20 anos, desde antes da aquisição da Brasif”, afirma. A Dufry comprou a Brasif em 2006.
A Índia chegou a ser cogitada como lugar propício para o callcenter global, mas Karla explica que na operação indiana os funcionários seguem scripts. “Essas respostas padrão não funcionam quando o cliente quer saber, por exemplo, os detalhes de um produto. No Brasil, os funcionários são treinados para realmente conversar com o consumidor”, diz. Não apenas o callcenter foi centralizado, mas também a administração das estratégias de comunicação global. Todas as estratégias são tomadas pelo departamento de marketing da Dufry do Brasil, em conjunto com a área de marketing global da rede.
Entre as implementações necessárias para a adequação da central, Karla destaca a criação de intranet, que permite à equipe consultar os processos do Brasil e do atendimento global, além de capacitação, reciclagem e treinamentos sobre novos produtos aos atendentes. Localizado no Rio de Janeiro, o callcenter atende em português, inglês, francês e espanhol as chamadas locais e internacionais, responde e-mails e faz o atendimento via chat. Para que os múltiplos canais fossem devidamente atendidos, a empresa apostou em equipe formada por universitários ou estudantes bilíngues e trilíngues, cujos salários chegam a ser 40% maiores do que daqueles que atendem apenas em português. A equipe, com cerca de 30 pessoas, funciona diariamente, durante 14 horas, para atender parcialmente aos diferentes fusos. As principais informações tratam sobre produtos, preços, política de trocas e reclamações.
A Dufry também lançou em seu site o serviço Click to Call, atendimento de voz via web, por meio do qual os clientes podem falar com os operadores via computador. A solução, fornecida pela Altitude Software, também permite o gerenciamento das chamadas. Desta forma, quando um operador está respondendo um e-mail, por exemplo, e uma nova chamada é recebida, ele pode direcionar automaticamente para outro operador. Os próximos passos da rede incluem demonstração dos produtos em atendimento via webcam, adianta Karla.
Grupo Estácio reformula estratégia de relacionamento
Rede de ensino contrata novas empresas para centralizar callcenter e reformular o portal
Rede de ensino contrata novas empresas para centralizar callcenter e reformular o portal
O Grupo Estácio Ensino Superior deu mais um passo estratégico no processo de estruturação do relacionamento com alunos e prospects. As transformações, que começaram em 2008 com a criação de uma área de relacionamento, têm por objetivo padronizar os processos e procedimentos de todas as instituições do Grupo. “A linha mestra da estratégia é virtualizar ao máximo o relacionamento, do ponto de vista transacional, das atividades acadêmicas”, afirma Gisela Sender, diretora de relacionamento com aluno da Estácio. Gisela explica que as mudanças estão acontecendo fundamentalmente nos três principais canais: callcenter, portal e presencial. Para o callcenter, as transformações começaram com a nacionalização do atendimento. Até então, a central atendia os vestibulandos do Brasil inteiro e somente os alunos do Rio de Janeiro. Para suportar a nova demanda de ligações, a empresa fechou contrato com a Almaviva. Nos períodos de matrícula serão aproximadamente 300 PAs.
O Grupo também contratou a Agência Click para agregar e organizar os conteúdos de todos os sites das instituições da Estácio em um único portal. A construção do site teve como base o projeto colaborativo, no qual os internautas puderam votar no melhor layout. De acordo com Gisela, mais de 6 mil pessoas ajudaram a definir os itens da home. “A ideia é que a página tenha a cara de todos”, explica. De acordo com Gisela, os alunos poderão realizar diversas tarefas que até agora eram feitas apenas presencialmente, como a impressão de declarações e históricos. A página também abrigará uma biblioteca virtual para consulta e reserva de mais de 1,3 milhão de livros disponíveis em todas as bibliotecas das 77 unidades do Brasil. Casos de ocorrências como orientações vocacionais ou de dificuldade em disciplinas ficam a cargo do atendimento presencial na unidade. “Estamos montando um novo modelo de atendimento presencial com segmentação de públicos e, principalmente, com autoatendimento a partir de computadores e impressoras para que as pessoas possam resolver sozinhas suas demandas, sem que seja necessário entrar em filas”, comenta Gisela.
Tokio Marine internaliza central
Empresa passa a atender internamente às demandas do serviço Salva-Carga
Empresa passa a atender internamente às demandas do serviço Salva-Carga
A Tokio Marine, do setor de transportes, internalizou seu callcenter e atende às demandas do serviço Salva-Carga, que presta auxílio no salvamento de cargas em ocorrências, como roubos e acidentes, durante o percurso rodoviário. A estrutura conta com cerca de 50 funcionários preparados para o atendimento e está disponível 24 horas. A empresa vem desenvolvendo atividades no mercado corporate brasileiro visando a expansão de suas operações no País.
Abemd participa da autorregulamentação do e-mail marketing
Fernando Cirne representa a entidade e tem como suplente Edson Barbieri
Fernando Cirne representa a entidade e tem como suplente Edson Barbieri
Com a divulgação do Código de autorregulamentação para prática de e-mail marketing, o Conselho Superior tomou posse. O grupo é formado por um representante de cada uma das 14 entidades signatárias do código. A Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd) é representada por Fernando Cirne, diretor de desenvolvimento comercial de assinaturas da Editora Abril e VP do conselho da associação. O cargo de suplente é ocupado por Edson Barbieri, diretor proprietário da Frontier, conselheiro e diretor de e-mail marketing da Abemd.