A considerar as conquistas, o mercado brasileiro, que teoricamente pouco investia em infraestrutura, tecnologias de gestão e metodologias de trabalho, inverteu o jogo. A história hoje é bem outra. Pelas últimas edições do Prêmio Latam ficou evidente o que se consolidou com a premiação desse ano. Recebendo pela primeira vez a festa de entrega dos troféus, o Brasil saiu como o grande vencedor, deixando para trás Colômbia, México e Argentina. O País foi quem mais teve cases reconhecidos na premiação realizada durante o CIC Brasil 2015, realizado em junho, em São Paulo.
No total, o Brasil recebeu onze troféus no 4º Prêmio Latam. Desses, três foram de ouro, sendo um deles para Maria da Glória de Amaral, gerente executiva de atendimento ao cliente da Sodexo, reconhecida como Profissional do Ano. “No ano passado, o Brasil já tinha sido destaque com o maior número de troféus. Esse ano, repetimos o feito, assim como tivemos novamente o Profissional do Ano. Isso mostra a força do mercado brasileiro em um cenário global e evidencia a evolução das empresas”, comemora Vilnor Grube, diretor da ClienteSA e presidente da Aloic.
As empresas brasileiras vencedoras foram Oi – BT Callcenter e Oi com ouro; Grupo BB e Mapfre, Netshoes e Banco do Brasil com prata; além de Tivit, Gol Linhas Aéreas, VoxAge, Call Tecnologia e Atento com bronze. Com a presença de profissionais do setor de telesserviços de toda América Latina, o prêmio reconheceu ainda Prosa, American Express e Best Day, pelo México; e Atento, Americas BPS, Andes BPO, Allus Colombia, Emtelco e Samsung, pela Colômbia. No total, 22 troféus foram entregues. No ranking por país, o Brasil ficou em primeiro lugar com 11 troféus, seguido da Colômbia com 8, e México com 3.
EVOLUÇÃO
Criado pela Aloic, Alianza Latinoamericana de Organizaciones para la Interacción con Clientes, entidade formada pela ClienteSA (Brasil), Clienting Group (Argentina), Associação Colombiana de Contact Center (Colômbia) e Instituto Mexicano de Telesserviços (México), o Prêmio Latam reconhece as melhores práticas em relacionamento com cliente dos países-membro. As empresas brasileiras pré-classificadas para participarem são as vencedoras do Prêmio CIC Brasil e as que recebem o troféu de Destaque do Ano no Prêmio Nacional de Teleserviços, da ABT, no ano anterior. Os cases são avaliados por um Corpo de Jurados, formado por especialistas do setor, que não podem votar nos cases de seus países. “Assim, provocamos a competição sadia entre as empresas na região, premiando sempre o que há de melhor”, reforça o diretor da ClienteSA.
Realizado anualmente, a premiação vem demonstrando também, ano após ano, o amadurecimento das estratégias em toda a região, reforçando a tese da evolução do mercado de gestão de clientes. “Estamos completando quatro anos de competição e podemos dizer que o nível tem aumentado bastante com cases muito interessantes e cada vez mais inovadores”, pontua. A própria estruturação do prêmio reflete esse avanço. O presidente da Aloic conta que foram anos de desafios, pois apenas o Brasil e o México tinham prêmios locais. “Nós mesmo optamos por nos aliar à ABT, com o PNT, criando sua versão internacional. Já a Colômbia optou por criar um prêmio local e a Argentina seguiu nosso exemplo, fechando com um parceiro local. Esse movimento deu peso e estrutura ao nosso projeto, a caminho da consolidação”, revela Vilnor, acrescentando que essas são só as primeiras páginas de uma grande história que a Aloic está escrevendo na região.
VENCEDORES OS MELHORES DA
AMÉRICA LATINA
CATEGORIA
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EMPRESA
|
PAÍS
|
TROFÉU
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Melhor Estratégia na Organização
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Prosa
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México
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Ouro
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Atento
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Colômbia
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Prata
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Tivit
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Brasil
|
Bronze
|
Melhor Administração de Capital Humano
|
Atento
|
Colômbia
|
Ouro
|
BB
e Mapfre
|
Brasil
|
Prata
|
Gol
Linhas Aéreas
|
Brasil
|
Bronze
|
Melhor Contribuição Tecnológica
|
Americas
BPS
|
Colômbia
|
Ouro
|
American
Express
|
México
|
Prata
|
VoxAge
|
Brasil
|
Bronze
|
Melhor
Operação de Empresa Terceirizada
|
Allus
Colombia
|
Colômbia
|
Ouro
|
Emtelco
|
Colômbia
|
Prata
|
Atento
|
Brasil
|
Bronze
|
Melhor Operação Interna
|
Best
Day
|
México
|
Ouro
|
Netshoes
|
Brasil
|
Prata
|
Samsung
|
Colômbia
|
Bronze
|
Melhor Estratégia Multicanal
|
Oi
|
Brasil
|
Ouro
|
Banco
do Brasil
|
Brasil
|
Prata
|
Emtelco
|
Colômbia
|
Bronze
|
Melhor Contribuição em Responsabilidade Social
|
Oi
– BT Callcenter
|
Brasil
|
Ouro
|
Andes
BPO
|
Colômbia
|
Prata
|
Call
Tecnologia
|
Brasil
|
Bronze
|
Melhor
Profissional do Ano
|
Maria da Glória de Amaral – Sodexo
|
Brasil
|
Ouro
|
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