A Cidade do México se transformou no palco de celebração às melhores práticas em gestão de clientes da América Latina. Foram 21 empresas e 1 executivo reconhecidos pelas suas iniciativas em sete categorias, com menções Ouro, Prata e Bronze e um Profissional do Ano. O Brasil, no computo final, levou dois troféus de Ouro. Se entre os países o Brasil ficou em segundo lugar pelo volume de troféus, na cola do país anfitrião (oito do México, sete do Brasil, quatro da Colômbia e quatro da Argentina), entre as empresas os grandes destaques foram a Atento que como prestadora de serviços ganhou três prêmios com cases de clientes do Brasil, e contribuição tecnológica pela Colômbia e melhor operação pelo México. Individualmente, entre as empresas, a operação mexicana da American Express foi a grande vencedora.
O evento, realizado no Centro de Convenções Banamex, reuniu a comunidade mexicana no auditório principal do 3º. Global ContactForum, tendo o Brasil representado por um grupo de 22 profissionais. Algumas empresas com operação regional como NET e Gas Natural Fenosa ainda contaram com participantes locais na comemoração e no Jantar de Confraternização, dedicado aos participantes dos quatro países. Para a Netshoes, o momento foi ainda mais especial, além do Ouro, reuniu profissionais que compõe a operação local que a empresa inaugurou. Na avaliação de um dos jurados, os cases brasileiros surpreenderam. “Os cases do Brasil estavam ótimos e de maneira bem singular representaram a pujança e exposição internacional que o País vem ganhando, merecidamente”, justifica Ramón Santoyo, presidente do grupo Telelink e um dos oito jurados de um seleto grupo – foram dois por país – , ao revelar sua satisfação ao ser escolhido para fazer parte do grupo.
A festa de entrega do Prêmio Latam também celebrou a consolidação da Aloic, a Alianza Latinoamericana de Organizaciones para la Interacción con Clientes, presidida por Maria Eugênia García, também presidente do Instituto Mexicano de Teleserviços, o IMT. “Quero agradecer a este grupo de profissionais que se uniu em torno desta celebração, que marca a união dos principais países da América Latina, para reconhecer com ética e profissionalismo os melhores cases em gestão de clientes”, comentou em seu discurso Maria Eugênia, na abertura do Prêmio Latam 2012. A cerimonia também celebra a união do grupo formado há três anos por participantes da Argentina, Brasil, Colômbia e México, iniciado para troca de experiência profissional e intercâmbio de cases para os eventos de cada um dos países.
MODELO CLASSIFICAÇÃO DAS EMPRESAS
Organizado como um campeonato regional, o Premio Latam passou por uma fase nacional, onde os cases inscritos venceram em seus respectivos países, ganhando álibi para seguir na concorrência regional. Apenas no Brasil, foram 15 empresas pré-classificadas nos prêmios promovidos pela revista ClienteSA, IRC+, Televendas e o Prêmio de Excelência em Contact Center, o PECC. O grande parceiro local, e origem do maior volume de cases é o Prêmio Nacional de Telesserviços, o Premio PNT, da Associação Brasileira de Telesserviços. Das 15 empresas previamente classificadas, com um total de 21 cases, sete foram classificadas para a finalíssima.
PROCESSO AVALIAÇÃO DOS CASES
Vencida a etapa nacional, os cases dos quatro países foram adaptados a um modelo regional com descrição de processos, índices de resultados e descrição teórica, que foram avaliados por um grupo de oito jurados – reconhecidos profissionais de mercado, sendo dois por país. Mas apenas seis avaliaram os cases, sem considerar de seu próprio país.
VENCEDORES OS MELHORES DA AMÉRICA LATINA
Categoria |
Empresa |
País |
Troféu |
Melhor Estratégia da Organização |
Governo do México |
México |
Ouro |
Coca-Cola FEMSA |
México |
Prata |
Atento com case da Fiat |
Brasil |
Bronze |
Melhor Gestão de RH |
Avanza |
Colômbia |
Ouro |
Clienting com case da Linde |
Argentina |
Prata |
Gol |
Brasil |
Bronze |
Melhor Contribuição Tecnológica |
American Express |
México |
Ouro |
Paginas Amarillas |
Argentina |
Prata |
Atento |
Colômbia |
Bronze |
Melhor Contribuição em Responsabilidade Social |
American Express |
México |
Ouro |
Call Contact Center |
Brasil |
Prata |
Sistem |
Colômbia |
Bronze |
Melhor Operação de Contact Center Terceirizado |
Best Day |
México |
Ouro |
Atento |
México |
Prata |
Clienting com case da Telefonica |
Argentina |
Bronze |
Melhor Operação de Contact Center Interno |
Gás Natural Fenosa |
Brasil |
Ouro |
BB Mapfre |
Brasil |
Prata |
American Express |
México |
Bronze |
Melhor Estratégia Multicanal |
Netshoes |
Brasil |
Ouro |
American Express |
México |
Prata |
Net Serviços |
Brasil |
Bronze |
Melhor Profissional do Ano |
Ricardo Duran |
Colômbia |
Ouro |
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