
O trabalho teve início em março de 2014, contemplando sete etapas: definição do problema, análise da situação atual, análise das causas, definição de objetivos específicos, estabelecimento do estado futuro, elaboração do plano de implementação e monitoramento de resultados. Vista mais como uma mudança de cultura, do que uma implantação de uma metodologia de processos, o projeto contemplou ainda o desenvolvimento e treinamento das pessoas da própria central, para que passassem a usar todo o seu potencial e a contribuir com sugestões sobre a melhor forma para execução do trabalho no dia-a-dia. “Essa maneira de ver e de trabalhar o Lean garante que a cultura de melhoria de processos torne-se contínua e sustentável, que é o nosso maior objetivo”, explica a superintendente. Do ponto de vista prático, as mudanças focaram a redução de desperdícios e eliminação de atividades que não agregam valor ao cliente e ao corretor, além da padronização e disseminação dos melhores processos dentro da operação.
Como resultado, na área de Emissão Automóvel, responsável pelo contato direto com os corretores nas etapas relacionadas ao fechamento da proposta, a Sulamérica reduziu, de janeiro a novembro de 2014, o índice de abandono de ligações em 92%, refletindo também na redução do tempo de espera em 90%. Com isso, o trabalho já se estendeu por toda a Emissão de Automóvel englobando, inclusive, a Emissão de Frotas. “Com as melhorias que estão sendo implantadas nesse segmento, já conseguimos um crescimento significativo na solicitação de novas cotações e nos fechamentos”, acrescenta Luciana.