Um quarto de século, algumas vaidades e muitos bons resultados a comemorar. Neste mês de outubro, a Racco comemora o 25ª aniversário da sua história. A empresa de cosméticos, fundada pelo casal Luiz Felipe e Gisela Rauen, na capital paranaense, em 1987, iniciou as atividades com apenas 20 funcionários e, em dez anos de atuação, já contava com 180 mil representantes para comercialização dos produtos. De lá para cá, altos e baixos permearam a história da companhia, que mantém, hoje, 450 mil consultores ativos, 537 colaboradores diretos e terceirizados e 400 produtos em linha. E, é a tradicional venda direta, de “porta a porta”, o que gera as centenas de milhões de reais em faturamento – e há quem diga que a empresa já passou do primeiro bilhão.
É claro que os produtos clássicos continuam em alta, atuando como carros-chefe de vendas, mas, uma das ações para a comemoração é o lançamento de 25 itens, representando cada ano da história da empresa. “Fomos pioneiros com o produto de higiene íntima, com o ‘Sabonete Íntimus’, inovamos no combate aos sinais com a linha com ‘DMAE’ e fomos a primeira marca a lançar um batom com hidratante e filtro solar”, lembra Felipe Rauen, que divide o comando da empresa coma a esposa. Outro destaque campeão em vendas é a linha ‘Emoções’, que contou com a representação do ‘Rei Roberto Carlos’ como personagem.
Nesse “boca a boca”, como se diz popularmente, a Racco foi expandindo suas operações para os demais estados brasileiros e, há sete anos, partiu rumo à internacionalização, chegando a países como Estados Unidos da América, em 2005, Paraguai e Bolívia, em 2006, e Angola e Portugal, em 2007. Outra estratégia de crescimento foi o apelo para as ações de marketing em veículos de comunicação de massa e a aposta na contratação de executivos com bagagem para integrar o time da companhia. Por aqui, o posicionamento da Racco, segundo Rauen, é a terceira colocação no mercado de cosméticos que atua com o modelo de marketing multinível. “Temos estabilidade no mercado e posicionamento como a terceira maior empresa do setor, com folga de 100% superior ao quarto lugar”, comemora.
Nos últimos quatro anos, um dos focos da Racco foi em inovação, envolvendo todas as áreas desde a fabricação, processos, armazenamento e distribuição. A sede administrativa e fabril própria foi a principal aquisição recente da empresa. Curitiba ganhou também, a partir de investimentos de R$ 250 milhões, um centro de distribuição robotizado, com sistema de armazenagem por transelevadores. “Defino a empresa como inovadora, sempre à frente no quesito desenvolvimento de novas tecnologias e produtos de ponta que garantem à empresa um crescimento constante. O sistema de marketing Racco também é um diferencial que destaca a empresa no segmento de vendas de cosméticos porta a porta”, observa.
Vaidade e novas ou clássicas fragrâncias à parte, a grande novidade, que já está em andamento para ser apresentada até o final de 2012, é a reformulação do portal. Com o lançamento do novo website, será iniciado o modelo de e-commerce e aberta uma nova plataforma de relacionamento. “A tendência é que tudo passe pela internet, pois o futuro está diretamente ligado a ela”, justifica o presidente da empresa.
A venda on-line é um passo em direção – se não à remodelagem do negócio, pelo menos – à modernização do formato de comercialização dos produtos ao cliente final. Isso, porque a empresa trabalha com o marketing multinível, como canal de vendas e relacionamento. “O sistema gera uma comissão à promotora sobre as revendedoras que integram sua rede de contatos e sobre cada uma das indicações das demais, com ganhos sobre a ‘primeira e a segunda geração’ de ‘revendedoras indicadas’, permitindo a pulverização da marca”, explica o executivo.
Outra aposta da companhia foi no uso das redes sociais para a divulgação da marca e solução de dúvidas dos consumidores, estando presente no Facebook, Twitter, Orkut, Flickr e YouTube. “Como o relacionamento com o cliente é algo estratégico para nós, o monitoramento e as ações são realizadas pela área de marketing da empresa, com uma equipe interna especializada em redes sociais”, aponta.
Para manter a relação com os consumidores, a empresa mantém um canal de ouvidoria, implantado há mais de 20 anos. Já para cuidar da rede de consultoras, são realizadas campanhas de premiação. “Temos várias campanhas para premiar e motivar nossas equipes de consultores, sempre lançando novos desafios, que também
fidelizam nossa equipe”, ressalta orgulhoso de colaborar com a geração de renda entre algumas famílias. “Como o sistema da Racco é o multinível, a empresa contribuiu com o aumento do poder aquisitivo dos participantes do SRM, Sistema Racco de Marketing. Com a venda dos produtos e o SRM, as consultoras conseguiram um rendimento extra e, consequentemente, uma contribuição com a ascensão social”, garante.