Respeitável público, bem-vindo à mágica da criatividade!



Imagine um livro encomendado por um executivo, baseado em uma história com mais de 20 anos e que já rodou todo o planeta. O livro “Cirque Du Soleil – A Reinvenção do Espetáculo” é uma obra-prima que só perde em qualidade para a lona branca do picadeiro real.

A ex-presidente de conteúdo criativo do Cirque, Lyn Heward teve uma idéia ousada ao conceber esse projeto. Ela foi o anjo da guarda que acompanhou o jornalista e escritor John U. Bacon durante uma viagem dos sonhos de milhões de fãs do Cirque Du Soleil. Durante alguns meses, ele fez parte do grupo criado em 1984 por artistas de rua e que, em pouco mais de 20 anos, já visitara 90 cidades pelo mundo e fora visto por mais de 40 milhões de espectadores.

A história narra a viagem de auto-descoberta de um homem comum – Frank Castle, um agente esportivo que havia perdido a paixão por sua profissão. Nosso personagem começa sua busca no meio de um congresso profissional em Las Vegas. Literalmente perdido, procurando algo que novo, resolveu seguir duas pessoas dentro de um Cassino e acabou invadindo um ensaio do Cirque Du Soleil. E o acaso fez com que conhecesse Diane, que naquele momento trabalhava no espetáculo KÀ. Embora curiosa com a presença do estranho que não conhecia o Cirque, simpatizou com Frank e o convidou para o show daquela noite. A partir daí sua vida começaria a mudar.

Surpreso com a presença da anfitriã ao seu lado durante o espetáculo, Frank ficou maravilhado com a noite inesquecível. Ao despedir-se, descobriu que Diane McKee era nada menos que a Presidente da Divisão de Conteúdo do Cirque Du Soleil. Ela o convidou a visitá-la em Montreal. E ele voltou para Chicago enfeitiçado. Após algumas semanas, notou que a chama que se acendera em Las Vegas não apagaria. Esperou uma inspiração, que veio com uma cliente de sua agência. Acompanhar a ginasta universitária Cari, candidata a um teste no Cirque, seria uma ótima desculpa para uma viagem a Montreal. Ficou feliz ao reencontrar Diane que, após o início dos testes de Cari, o levou para conhecer um pouco mais da rotina do Cirque Du Soleil. E deixou em Frank um gostinho de “quero mais”…

Depois de voltar a Chicago, ele relembrou a magia do Cirque e resolveu mudar tudo em sua vida. Conversou com seu chefe e pediu um mês sabático em Montreal. Seguiu ao encontro de Diane e sua trupe, que o recebeu com uma atitude inédita, pois nunca abrira as portas do circo para alguém que nem sabia o que buscava.

A partir deste ponto, entre exercícios físicos, trapézios e conversas com os mais variados personagens do Cirque, ele começou a ter contato com um jeito novo de pensar a vida. Descobriu a magia de se arriscar, enfrentou seus medos e viveu intensamente cada momento desta inesquecível experiência. E nós, leitores, aprendemos junto com Frank vários conceitos inspiradores. Temas como polinização cruzada, os olhos do público, trabalhar com o que você tem e a criação de comunidades são tão inovadores quanto fascinantes. E presentes em nosso dia a dia.

A apoteose de seu apredizado se dá na Cidade da Luz. Em sua primeira viagem como parte da trupe, ele acompanha a estréia do espetáculo Saltimbanco para o exigente público de Paris. Nesse ponto, a minha realidade se confunde com a ficção já que fui “apresentado” ao Cirque Du Soleil nesse show. Imagino o brilho nos olhos de Frank, tão intensos quanto os meus, há alguns anos atrás. Ou quanto aos de minha filha Clara, de apenas três anos. Confesso que o artigo deste mês já estava pronto, mas fiquei novamente contagiado ao assistir o espetáculo “Alegria”. Assim como Frank, alterei meus planos em prol de uma intuição.

Como diz Guy Laliberté, fundador e CEO do Cirque Du Soleil, “de uma ínfima faísca, acendeu-se uma grande fogueira, cujo calor aqueceu o mundo inteiro…” Essa é magia que move os personagens do livro e a multidão de artistas, técnicos, artesãos e funcionários do Cirque. O calor humano da trupe inflamada de paixão e criatividade que incendeia nossas emoções. Respeitável público, seja nas páginas ou no picadeiro, bem-vindos ao mundo mágico do Circo.

Marco Barcellos é diretor de Marketing da Cisco do Brasil.

 

Ficha Técnica
Livro: CIRQUE DU SOLEIL – A Reinvenção do Espetáculo
Autores: Lyn Heward & John U. Bacon
Editora: Campus/Elsevier – 2006
Páginas: 132 páginas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima