Comemoramos juntos o mês das crianças com um divertido, estimulante e instigante assunto exclusivo, abrindo espaço para o Gloob, primeiro canal infantil da Globosat, que estreou há quatro meses com a proposta de conteúdo que destaca valores importantes – por que não dizer básicos para formação de uma nova geração de consumidores e brasileiros – como amizade, companheirismo, coragem e respeito às diferenças. “Tudo sempre com muito humor, aventura, imaginação e alegria”, como destaca Paulo Daudt Marinho, diretor do Gloob. Nesta entrevista exclusiva, Marinho fala sobre os investimentos da Globosat no novo canal e sua importância para o mercado infantil. “Há algum tempo a Globosat vinha estudando a criação do Gloob, mas o momento certo chegou agora. Nos apoiamos em pesquisas qualitativas realizadas com pais e filhos para identificar os desejos do nosso público e ficou claro que temos um nicho a ser trabalhado de crianças que estão saindo da pré-escola”, afirma o diretor. Marinho fala ainda sobre as estratégias do canal para atrair, fidelizar e se relacionar com o público infantil, em meio a um cenário em que as crianças estão cada vez mais interessadas em tecnologias do que em desenhos ou programas de TV. “O mundo Gloob vai além da TV, criamos uma plataforma estruturada para oferecer nosso conteúdo de forma atraente e de acordo com os valores do canal”, enfatiza.
O Gloob veio complementar o portfólio da Globosat. Nos apoiamos em pesquisas qualitativas realizadas com pais e filhos para identificar os desejos do nosso público e ficou claro que temos um nicho a ser trabalhado de crianças que estão saindo da pré-escola. Elas acabam assistindo programas que, ou são para um grupo pré-escolar, ou para crianças mais crescidas. E se deparam com conteúdos que antecipam temas ou apresentam narrativas que vão além da sua capacidade de entendimento. Há algum tempo a Globosat vinha estudando a criação deste canal, mas o momento certo chegou agora.
Há quanto tempo está no ar e qual é a proposta do novo canal?
O Gloob estreou no dia 15 de junho. Nosso foco principal são as crianças que estão saindo da pré-escola. A proposta do canal é divertir este grupo, sempre com muito humor, aventura, imaginação e alegria, indo além da TV, e oferecendo games, vídeos e apps para gerar uma experiência multiplataforma.
Quais são as estratégias para se diferenciar dos já tradicionais canais infantis Cartoon Network, Nickelodeon e Discovery Kids?
Os canais exclusivamente infantis têm altos índices de audiência na TV por assinatura, o que comprova a existência de uma grande demanda por esse tipo de programação. Realmente a competição neste segmento é muito acirrada e sabemos do tamanho do nosso desafio. Na TV paga trabalhamos com a segmentação, com canais divididos por temas ou público-alvo mais específicos. Com isso, temos um grande espaço exclusivamente para o público infantil, o que nos dá maior liberdade para experimentar e trabalhar diferentes formatos. Temos uma visão de longo prazo para o canal e também construiremos uma história de sucesso, buscando uma identidade própria e consistente para o Gloob. Parte da estratégia diz respeito ao nosso público-alvo, as crianças saindo da pré-escola e que ainda não se tornaram pré-adolescentes. Além de adquirimos uma programação de qualidade, acreditamos em nossa capacidade de produzir e programar conteúdos aqui no Brasil, com o olhar nos hábitos e rotinas das nossas crianças. Buscamos também conteúdos que possibilitem momentos para uma audiência familiar.
Como o Gloob conversa com seu público?
São crianças multitarefa, espertas e curiosas que estão saindo da pré-escola. Não gostam de ser tratadas como criancinhas, são sociáveis, estão construindo seu olhar de mundo. E no mundo Gloob elas são protagonistas, estão no centro de tudo e se reconhecem neste universo. Queremos oferecer um ambiente capaz de estimular sua criatividade e imaginação. Buscamos trabalhar valores importantes na formação das crianças como amizade, companheirismo, coragem e respeito às diferenças na nossa programação. Nosso foco não é ser educativo, mas queremos contar boas histórias e passar mensagens positivas para as crianças a partir de nossos conteúdos.
Em meio a um cenário em que as crianças estão cada vez mais interessadas em produtos tecnológicos do que em produtos ou atividades infantis, como vocês lidam com a concorrência da internet?
O mundo Gloob vai além da TV, criamos uma plataforma estruturada para oferecer nosso conteúdo de forma atraente e de acordo com os valores do canal. No site oficial as crianças podem jogar, conhecer os personagens, assistir a trechos dos episódios, além de contar com atividades e poder contribuir para enriquecer cada vez mais esse espaço dedicado a elas. Na área de jogos, as crianças encontram games exclusivos especialmente desenvolvidos pelo Gloob envolvendo equilíbrio, memória, ritmo, sequência e concentração. O site do Gloob também tem um espaço exclusivo para os pais e cuidadores, com dicas, orientações, curiosidades, além de matérias que estimulam reflexões sobre o universo infantil. Dicas sobre o que fazer nas férias, brincadeiras que podem ser feitas dentro e fora de casa, acompanhamento do conteúdo visto pelas crianças na Internet e receitas saudáveis estão entre os temas abordados. Também fechamos parcerias com alguns veículos, blogs e especialistas que fazem parte do universo infantil, ligados à educação, comportamento, lazer e cultura. Rona Hanning, do Instituto Ler é Abraçar, colabora com sugestões de livros de acordo com a faixa etária e com artigos que estimulam a reflexão dos pais. O GNT, canal da mesma programadora, também é um dos parceiros do site do Gloob, assim como a revista Crescer, que também fornece conteúdos, que também estão disponíveis em outras plataformas como VOD das operadoras e na plataforma de vídeos on-line da Globosat, o Muu.
Qual é o grau de importância da gestão de cliente para a Globosat como um todo, especialmente para o Gloob?
A TV por assinatura tem a oportunidade de trabalhar segmentos. Assim, a programadora possui canais que atendem a todos os gostos, faixas etárias e perfis. No caso do Gloob, nos pautamos em pesquisas e descobrimos que havia uma faixa de crianças que ainda não estavam sendo plenamente atendidas, com uma programação voltada para a sua idade, onde os pais pudessem se sentir seguros e confiantes. Para tanto, mantemos o relacionamento com o público através do Fale Conosco do site do Gloob e da página oficial do canal no Facebook.
Como se dá a dinâmica entre esses canais de relacionamento? Um complementa o outro ou atuam de forma independente?
Um complementa o outro. Essa comunicação se dá com os pais e cuidadores das crianças. São canais disponíveis para troca, dúvidas e sugestões. No caso da fan page, além de destaques da programação, publicamos enquetes e divulgamos de ações do canal. Nossa intenção é inspirar o público. Recentemente o canal também lançou o seu primeiro aplicativo chamado “Gloob Caretas” para Iphone, tablets Apple e Android. O aplicativo foi inspirado na campanha de lançamento do canal, baseada em expressões divertidas de crianças em anúncios e máscaras. Nele, as crianças podem tirar do seu aparelho ou usar fotos do seu álbum para transformá-las em caretas do jeito que quiserem. Para ficar ainda mais divertido é possível inserir elementos de diversos personagens do Gloob, como o chapéu do Chaplin, os óculos do Ariol, o cabelo da Asha, além de muitos outros. A ideia é inspirar e divertir crianças, pais ou qualquer pessoa que já tenha sido Gloob um dia. Ainda este ano lançaremos um segundo aplicativo.
Quais os resultados esperados e quais os já alcançados?
Em poucos meses já alcançamos 200 mil fãs na nossa fan page no Facebook e no site estamos com excelente número de páginas vistas e tempo de permanência. Nosso desafio é gerar cada vez mais experimentação destas plataformas.
Já é possível mensurar o índice de audiência nesses primeiros meses e o índice de satisfação dos clientes?
Para um canal novo, inserido num ambiente altamente competitivo, estamos satisfeitos com o resultado. Entendemos que precisamos de mais tempo de vida para analisar de forma consistente os números de audiência.
Quais são as perspectivas do Gloob para se manter e ampliar sua visibildade?
No momento, nosso maior desafio é colocar de pé as próximas produções, ampliar a oferta de conteúdo nacional, e claro, conquistar a preferência do público infantil e gerar experimentação, sem esquecer de fidelizar o público que já temos, tanto no canal quanto na web.
Como foi desenvolvida a programação do canal? Quais os pontos relevantes dos programas mais assistidos?
Nosso propósito maior é ser um mundo novo de inspiração e diversão para as crianças. A grade de programação do Gloob é formada por produções nacionais e internacionais, a maioria inédita no Brasil e em TV paga, em diferentes formatos: desenhos, séries, filmes e interprogramas. Nossa proposta é ampliar a cada ano a oferta de conteúdo nacional. Buscamos projetos de qualidade e que tenham possibilidades de serem adaptados a outras plataformas. Nesta leva inicial está a primeira produção nacional, especialmente desenvolvida para o canal, a série intitulada ´D.P.A.- Detetives Do Prédio Azul´. Mais duas novas produções brasileiras estão em fase de desenvolvimento e serão lançadas ainda este ano, uma delas já em outubro. Além de filmes e clipes musicais, fizemos também uma seleção criteriosa na busca de conteúdo internacional alinhado aos valores do canal.
O canal terá alguma programação especial para o mês das crianças?
Sim, em outubro o Gloob vai estar em festa! Durante todo o mês vamos exibir uma programação especial para celebrar o Dia das Crianças. Ainda teremos a maratona “O que eu quero no Gloob?”. Serão três horas de programação, sem intervalos, com desenhos escolhidos pelas crianças através de uma votação no site do canal. Além de toda essa programação especial na TV, o site e a página oficial do Gloob no Facebook também estarão com ações direcionadas a todas as atrações do canal, com colunistas convidados, enquetes, jogos, mensagens, concursos culturais e atividades interativas para pais e crianças se divertirem juntos. Toda a programação também estará com look especial do on air com balões das cores do Gloob evidenciando que o canal está em festa. A identidade visual desenvolvida especialmente para celebrar o Dia das Crianças estará presente no bug, nas vinhetas, breaks, tarjas e assinaturas do canal. A novidade também será vista em outras frentes de comunicação que possuem contato direto com o público do canal, como o site e a página do Gloob no Facebook.
Trazer para um novo canal infantil, desenhos dos anos 80, por exemplo. Qual a estratégia por trás disso?
A exibição de desenhos clássicos no Gloob, como ´Popeye´, ´She-Ra´ e ´He-Man´ é um convite aos pais e familiares para assistirem TV com as crianças. Exibimos outros clássicos como ´Smurfs´ e a edição do ano 2000 do ´O Sítio do Pica Pau Amarelo´, pela manhã. Identificamos o desejo dos pais de apresentarem histórias que fizeram parte das suas vidas para os filhos e percebemos que os conteúdos que selecionamos ainda são capazes de se comunicar com as crianças de hoje, pois elas têm acompanhado esta programação. Em nossa fan page no Facebook confirmamos esse entusiasmo de jovens e pais que tiveram a infância marcada por estes clássicos e tem agora a oportunidade de rever os desenhos no Gloob.
Em seu ponto de vista, quais são as tendências deste mercado?
Cada vez contar mais histórias transmídia. Acompanhar o novo contexto de mídia, onde as crianças já estão totalmente inseridas.
Tempo de atividade: junho 2012.
Categoria: infantil.
Número de programas: atualmente 24.
Número de profissionais: aproximadamente 30.
Número de profissionais no atendimento/relacionamento com cliente: 4.