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Você pode estar se perguntando: “e a tal da parceria? O cliente é meu parceiro e ele vai querer trabalhar comigo”. Amigos, amigos; negócios a parte! Se não existir benefício, nenhum cliente vai aceitar e, nesta hora, não será a parceria que vai resolver a questão. E como ter certeza que posso (fornecedor) levar benefícios atraentes e valorizados pelos clientes? Se não existir uma relação ganha x ganha não existira razão para participação de nenhum dos lados.
Não sou o dono da verdade, mas minha experiência de trabalho me leva a te dar somente um conselho. Antes de oferecer o que você acha que os clientes irão gostar, pergunte a eles, escute-os sobre o que querem. Não é difícil, mesmo que pareça que vai dar trabalho. O retorno será muito mais expressivo.
Existe um exercício muito simples que pode e dever ser executado por você e seu time de projeto que traduz o comportamento dos clientes: um dia na vida do cliente. Ele permitirá conhecer melhor o dia a dia dele. É uma técnica muito utilizada em desenvolvimento de produtos ou serviços, na publicidade e, principalmente, em CRM e programas de relacionamento:
– Agende com um cliente uma visita onde você pretende acompanhar o dia dele e identificar possíveis pontos de melhoria no nível de serviço prestado por sua empresa; de preferência agende com um cliente que você tenha uma maior abertura. Convoque os membros do seu time de projeto a também realizar este exercício;
– Realizes as visitas programadas;
– Terminad o período determinado para esta ação, reúna seu time em um local fora da área de trabalho habitual e saiba os diamantes encontrados (informações).
Junto com eles:
1. Descubra as oportunidades encontradas com esta atividade.
2. Como sua empresa poderia capturar estas oportunidades.
3. O que cada setor ou funcionário poderia fazer.
4. Construa um Plano de Ação.
Perceba a riqueza de informações que podemos capturar com esta dinâmica, quantas necessidades a serem atendidas. Numa segunda etapa, traga o cliente para conhecer a sua empresa e como ela funciona. Pronto, temos agora a oportunidade de realizarmos um workshop sobre possibilidade de parcerias.
Como sempre digo em minhas palestras: O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar!
Marcos Fabio Mazza, gerente de projetos de integração Supply & Business na Syngenta.
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